Os primeiros quatro meses de 2024 foram de expressivos índices zootécnicos na avicultura da Copacol e consolidam ainda mais a Cooperativa como uma grande referência na atividade. João Oleinik, do município de Cafelândia, é o novo recordista em resultado zootécnico. Ele se destacou com o maior IEP (Índice de Eficiência Produtiva) nos 42 anos da Avicultura da Copacol: 515 pontos alcançados no lote entregue no mês de abril.
Apesar da larga experiência de 33 anos de atuação, João se surpreendeu com o resultado. “Esse resultado mostra que estamos no caminho certo fazendo o que deve ser feito, mas sempre com a visão que podemos melhorar, porque mais importante do que alcançar o resultado, é mantê-lo. Com relação aos manejos, os créditos são todos do Dielson [Hudson Rodrigues], que é nosso colaborador e se dedica nos cuidados com as aves a cada lote. A gente dá toda a condição para ele trabalhar e, da mesma forma, investe na estrutura da granja que é equipada com equipamentos que atendem o bem-estar e a todas as necessidades dos frangos”, ressalta.
Se por um lado o manejo e a estrutura dos galpões são bons, por outro, o produtor enaltece o papel da Cooperativa como empresa integradora. “A Copacol está sempre na frente, com genética de ponta, nutrição de boa qualidade, com capacitação, investindo em sanidade, seguridade, enfim, ela nos proporciona tudo o que há de mais avançado na avicultura, e com isso os resultados estão aumentando. Estou muito feliz com essa parceria”, conclui o cooperado, que em dois galpões aloja 43 mil aves por lote.
Com 508 pontos, James Fernando de Morais, de Jesuítas, cuja propriedade está localizada no município de Nova Aurora, ficou com segunda colocação, enquanto que, com 507 pontos, a cooperada de Cafelândia, Daiana Luana Viel, ficou em terceiro lugar.
CONVERSÃO ALIMENTAR
A primeira colocação em conversão alimentar do mês foi do cooperado de Nova Aurora, Valdir Canassa, com 1.418 Kg. Em segundo, Daiana Luana Viel, com 1.451 Kg, e em terceiro lugar, Ernesto Antônio Boscariol, de Formosa do Oeste, com 1.469 Kg. A média do mês de abril ficou em 1.608 kg.
CRESCIMENTO DIÁRIO
O melhor crescimento diário do frango no mês de abril foi do cooperado de Tupãssi, Sergio Cristófoli, com 84,81 gramas. A segunda média de crescimento do mês ficou para o produtor de Formosa do Oeste, José Antônio Prior, com 81.89 gramas e, em terceiro lugar o produtor, Anderson Bortolato de Cafelândia, com, 81.75 gramas. A média geral de abril foi de 73.23g.
AVALIAÇÃO
Para o gerente da integração aves, Douglas Silva, os bons índices produtivos são consequência da participação cooperado, assistência técnica e Cooperativa. “É um trabalho de sinergia que envolve todos que atuam no sistema de criação na Cooperativa, bem como do cooperado que cada dia mais está aderindo às tecnologias como ferramenta de evolução”. Douglas destaca também o papel do CTA (Centro de Treinamento Avícola), enquanto instrumento de informação, conhecimento e desenvolvimento dos produtores e seus colaboradores.