Programa chega à 26ª edição com aprendizado que transforma a vida das crianças
A C.Vale iniciou as atividades da edição 2024 do programa Cooperjovem. No dia 22 de fevereiro, mais de 120 pessoas, entre professores, diretores, equipes pedagógicas e secretários de Educação de oito municípios integrantes do programa, participaram de um treinamento. O encontro reuniu, na Asfuca de Palotina, profissionais de Assis Chateaubriand, Alto Piquiri, Brasilândia do Sul, Francisco Alves, Maripá, Nova Santa Rosa, Palotina e Terra Roxa.
O gerente de qualidade e comunicação social da C.Vale, Jonis Centenaro, destacou que o programa ajuda a desenvolver o senso de cooperação nas crianças. “Todos vocês, educadores, exercem uma missão muito bonita e nobre, que é ensinar. Precisamos manter vivo o espírito do cooperativismo nas crianças”, pontuou Centenaro.
Na sequência, a mestre em educação, Regiane Novelo, proferiu uma palestra de alinhamento. A educadora orientou os professores sobre as principais competências que devem ser trabalhadas na formação dos alunos.
PROGRAMAÇÃO – A programação da 26ª edição do programa Cooperjovem contempla capacitações de professores e atividades em sala de aula, que se iniciam no mês de maio. Todo o cronograma segue a metodologia implementada em 2022, que proporcionou resultados positivos nas escolas. A introdução do Cooperjogo estimulou o interesse e a participação dos estudantes nas atividades em sala de aula. A mudança compreende a definição de projetos de melhorias para as escolas, com etapas que precisam ser vencidas pelos alunos para avançar às fases seguintes. A proposta engloba quatro eixos norteadores: educação cooperativista, educação financeira, empreendedorismo e sustentabilidade.
O programa é promovido pela C.Vale e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, com patrocínio da Adama. Em 25 anos, mais de 38 mil alunos, de escolas públicas e particulares, estiveram envolvidos com ações que ensinaram os benefícios da cooperação.