Inúmeras ações foram realizadas nessa semana em Jesuítas em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, evidenciado todos os anos no dia 18 de maio. Escolas, locais públicos e vários outros lugares foram espaços da mobilização realizada por meio das secretarias de Educação, Esporte e Turismo e Assistência Social, Cultura, Habitação e Trabalho do município.
Palestras foram realizadas nas escolas municipais para os alunos dos 1º ao 5º anos com a psicóloga Neiva Picolo, e a população recebeu orientações sobre o tema durante a mobilização realizada no dia 16 de maio, na avenida Padre Anchieta, onde os conselheiros tutelares de Jesuítas, junto com a equipe da Secretaria de Assistência Social, entregaram panfletos informativos e adesivos com o tema e conversaram com todos que passaram pelo local sobre a importância do dia.
“Precisamos unir forças para enfrentar o abuso e a violência contra as nossas crianças e os adolescentes, e as famílias, as escolas e toda a comunidade são responsáveis por essa proteção. Não apenas nessa semana, mas todos os dias. Por isso, vamos intensificar as ações de conscientização e prevenção durante todo o ano”, afirma Poliana Fanhani, secretária de Assistência Social, Cultura, Habitação e Trabalho de Jesuítas.