O CTA (Centro de Treinamento Avícola) da Copacol realiza cursos e capacitações para avicultores e granjeiros se desenvolverem e crescerem na atividade. Um dos treinamentos ofertados é de Manejo de Frango de Corte. A sexta turma fez o curso, que é dividido em sete módulos, onde aprendeu sobre intervalo, alojamento, manejo aos 14 dias, manejo aos 28 dias do lote, além de realizar uma visita técnica a Unidade Industrial de Aves de Cafelândia. O cooperado Carlos Eduardo Steimbach, de Nova Aurora, trabalha há 11 anos na avicultura cuidando de três aviários. Para ele, o curso fez toda a diferença nas percepções do que fazer no dia a dia na propriedade. “É um momento muito importante, onde trocamos experiências com o instrutor e também com os outros produtores, além de aprendermos técnicas novas que podemos aplicar na propriedade e evoluir na atividade. Para mim, o que fez toda a diferença foi aprender mais sobre a luminosidade do aviário. Com certeza vou conseguir realizar esses manejos e alcançar melhores resultados”.
O treinamento foi realizado em parceria com o Senar-PR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Paraná) e ministrado pelo instrutor Jeferson Polasso. “Esse curso veio para auxiliar a desenvolver os produtores a crescerem na atividade e alcançarem melhores resultados. Com a ampla estrutura ofertada pela Copacol, a partir do CTA, conseguimos ensinar na teoria e prática. A avicultura é uma atividade em constante evolução e participar de um treinamento como esse faz toda a diferença para o avicultor que deseja se desenvolver ainda mais”.
Entre os pontos abordados em todo o curso estão ambiência, sanidade, controle de roedores, controle de cascudinho, controle de salmonela, luminosidade, manejo de cama, ventilação, biosseguridade, bem-estar animal, automação, entre outros fatores que fazem a diferença nos resultados de cada lote.
O supervisor do CTA, André Watanabe, explica que o curso traz uma visão diferenciada ao produtor de manejos que devem ser realizados no dia a dia e que melhoram os resultados. “Aqui o avicultor pode aprofundar seus conhecimentos na atividade: desde o pré-alojamento dos pintainhos até chegar a fase final da preparação para o abate. Além disso, com a visita a Unidade Industrial, todos conseguem ter uma noção muito melhor do porquê cada detalhe faz a diferença no manejo no campo. E com tudo o que o avicultor aprende durante a capacitação, ele consegue aplicar as técnicas aprendidas e ter mais produtividade”.