Foi realizada nesta sexta-feira, (17), uma passeata em Brasilândia do Sul para marcar a data (18 de maio) em que é celebrada o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A ação foi coordenada pela Secretaria Municipal de Assistência Social com a participação da Secretaria Municipal de Educação, Escola Estadual, através da presença de alunos e professores; Conselho Tutelar; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e CRAS.
O público se reuniu no Parque Urbano de onde saiu a passeata até Câmara Municipal e terminando na Praça Central da cidade.
A ação fez parte da campanha “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”, que tem o objetivo de alertar a sociedade sobre o enfrentamento da violência sexual infantil chamando atenção para o problema. O prefeito Alex Cavalcante e o vice-prefeito Ilsinho, participaram da ação. A primeira-dama e secretária de Assistência Social, Leila Cavalcante, ressaltou a importância do movimento. “Precisamos estar atentos e sempre lutando pelos direitos das crianças e adolescentes. Essa manifestação é um exemplo de cuidado e zelo pra com eles”, lembrou Leila que fez questão de agradecer a todos os participantes da passeata.
18 de maio
O dia 18 de maio foi escolhido para alertar a sociedade lembrando o episódio do “Caso Araceli”. Araceli era o nome de uma jovem garotinha de apenas oito anos de idade, moradora em Vitória (ES), que teve todos os seus direitos violados, foi raptada de sua família, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade. O bárbaro crime até hoje segue impune.