O mês de maio tem sido marcado por uma série de eventos significativos no âmbito da Campanha Maio Laranja, com o intuito de promover a conscientização e prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes. Na última quinta-feira (16), ocorreu no Centro de Convenções (Auditório Municipal), uma importante capacitação da rede de proteção, abordando o tema: “A implantação da escuta especializada e a importância do trabalho em rede”. Essa capacitação, que faz parte das atividades da Campanha Maio Laranja, foi estruturada em três módulos, totalizando 12 horas de duração. O primeiro módulo ocorreu no dia 16/05, com duração de 4 horas, seguido pelo segundo módulo que será 06/06, também com 4 horas de duração, e finalizando com o terceiro módulo em 26/06, com mais 4 horas, das 18h30 às 22 horas.
A secretária Municipal de Assistência Social e da Mulher, Susana Borella, ressaltou a importância dessa iniciativa no fortalecimento da rede de proteção e no aprimoramento das ações de prevenção e enfrentamento à violência sexual.
A presidente da Câmara de Vereadores, Franciane Micheletto, também enfatizou a relevância do evento, destacando a necessidade de união e cooperação entre os diversos setores da sociedade para enfrentar esse grave problema.
O vice-prefeito licenciado e superintendente de Administração e Finanças, Cloves Angeleli, destacou a importância do engajamento de todos os segmentos da sociedade na proteção das crianças e adolescentes, ressaltando que a prevenção da violência sexual é responsabilidade de todos.
Destaque também a contribuição da psicóloga Débora Mendes Baggio, mestre em psicologia e coordenadora do curso de psicologia da faculdade Alfa de Umuarama, que compartilhou seu conhecimento e experiência com os participantes, enriquecendo ainda mais o debate e as reflexões sobre o tema.
Além disso, estiveram presentes no evento: a coordenadora do Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Karoline de Castro e a presidente do Conselho Tutelar, Kássia Kathiuscia Santos Silva, reforçando o compromisso das instituições em trabalhar em conjunto para garantir a proteção dos jovens.
Apresentações teatrais e palestra
Entre as ações relacionadas ao combate à violência sexual contra crianças e adolescentes, estão palestras e apresentações teatrais voltadas para os alunos de diferentes faixas etárias da rede estadual e municipal de ensino.
Nos dias 15 e 16 de maio, foi realizada uma série de apresentações teatrais para os alunos dos 1º aos 5º anos da rede municipal de ensino, no Teatro Municipal Deputado Federal Moacir Micheletto.
No dia 15 de maio, além do teatro houve uma importante contribuição por parte do Ministério Público, por meio do Promotor de Justiça Sergio Segurado Braz Filho, que realizou uma fala direcionada as crianças, trazendo informações e orientações importantes sobre o enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes.
As diversas ações realizadas demonstram o comprometimento da administração municipal com esta importante causa que é o Enfrentamento a Violência Sexual contra crianças e adolescentes.