A Associação de Amigos de Deficientes Áudio Visuais de Assis Chateaubriand – ADAV, comemorou 25 anos de atividade no último sábado, 11, com uma programação especial. Foi celebrada Missa em Ação de Graças na Matriz São Francisco de Assis e confraternização na sede da entidade. A programação foi prestigiada por várias autoridades, lideranças, alunos, familiares e muitos convidados.
HISTÓRIA, RECONHECIMENTO E AGRADECIMENTO:
A Associação de Amigos de Deficientes Áudio Visuais de Assis Chateaubriand – ADAV, foi fundada no dia 12 de outubro do ano de 1998. Surgiu do anseio de um pequeno grupo de pais de crianças surdas para garantir aos filhos melhores condições pedagógicas e reconhecimento social do potencial existente nas crianças surdas e o desenvolvimento linguístico por meio da aquisição da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Até aquele momento. os alunos surdo, cegos e com baixa visão eram atendidos na APAE e posteriormente no Centro de Atendimento Especializado em Deficiência Auditiva e Visual – CAEDV, com a proposta de Educação Oralista para Surdos. Isso, não satisfazia o desejo desse grupo de pais que acreditavam na possibilidade do desenvolvimento dos filhos por meio de uma proposta pautada em Língua de Sinais, o que na época era proibido.
A criação da ADAV tinha como meta primordial o fortalecimento da comunidade e famílias com filhos surdos e comungava o desejo da fundação de uma Escola Especializada para Surdos em Assis Chateaubriand.
Após dez anos de luta, em 11 de maio de 1999, através da Resolução 1927/99, foi oficializado a autorização do funcionamento da Escola de Educação Especial Raio de Sol, com apoio a escolarização. No ano de 2012, a Escola que era denominada, Escola de Educação Especial, passou a ser uma Escola de Educação Básica, podendo ofertar Educação Infantil e a terminalidade do Ensino Fundamental anos iniciais.
Atualmente atende alunos surdos e com perda auditiva dos municípios de Assis Chateaubriand, Jesuítas, Tupãssi e Palotina, na faixa etária de 4 a 69 anos.
Ao completar os 25 anos, a ADAV busca manter-se fiel ao seu sonho de ajudar a formar uma geração mais solidária e preparada para enfrentar os desafios da modernidade, com compromisso de ser uma escola voltada para o seu tempo, com uma educação bilíngue de vanguarda.
Agradecemos a todos aqueles que contribuíram com esta história da ADAV. Seus dirigentes, colaboradores, professores, funcionários, alunos e os pais que deixaram sua valiosa contribuição, e por isso, ninguém pode ser esquecido, todos devem ser homenageados e abençoados por esses 25 anos.
Rogamos a Deus para que direção, coordenação, professores, alunos, pais e demais funcionários da ADAV continuem firmes nesta determinação, garra e vontade de buscar sempre o melhor para os alunos surdos.