Tenho me deparado frequentemente com pessoas declarando que estão precisando de um acompanhamento psicológico. Na grande maioria das vezes, as queixas estão relacionadas à sobrecarga do dia a dia e aos prejuízos acarretados pelo estresse.
Muitos não terão a oportunidade de desfrutar do acompanhamento terapêutico, por vários motivos, dentre eles, o investimento financeiro. No entanto, medidas simples, quando incorporadas na rotina, trarão grandiosos benefícios e contribuirão não somente para o caminho em busca do equilíbrio quanto para impulsionar a felicidade.
Um excelente hábito a ser adotado é a prática regular de gratidão. Dedicar um momento do dia para refletir sobre as coisas pelas quais somos gratos pode aumentar significativamente nosso bem-estar emocional e nossa satisfação com a vida. Indico sempre, ao final do dia, realizar o exercício de lembrar-se de cinco pontos pelos quais você deve agradecer naquele dia. Esse hábito te levará a enxergar situações importantes da vida, pelas quais vale a pena continuar. Ah, contribui também para eliminarmos um péssimo hábito, o de reclamar.
Na mesma linha, indico cuidar da mente através da administração dos pensamentos. Cultive pensamentos de qualidade, tornando sua vida mais positiva. Mantenha sua mente em constante aprendizado e crescimento.
Outro hábito fundamental é o exercício físico regular. A atividade física libera endorfinas, conhecidas como os hormônios da felicidade, que naturalmente aumentam nosso humor e reduzem sentimentos de ansiedade e depressão. Não é necessário adotar rotinas intensas de exercícios, até mesmo caminhadas diárias ao ar livre podem ser extremamente benéficas. Além disso, o contato com a natureza, por si só, é um poderoso promotor do bem-estar, melhorando o humor e reduzindo o estresse.
Rodeie-se de pessoas que te fazem bem, que te apoiem, inspiram e te fazem rir e também invista em relacionamentos autênticos e saudáveis. Esforce-se para expressar seus sentimentos, pensamentos e necessidades de forma clara e assertiva. Seja um bom ouvinte e demonstre empatia pelas pessoas ao seu redor. Aprenda a dizer “não” quando necessário, priorizando seu bem-estar e evitando se sobrecarregar com compromissos ou responsabilidades que não te cabem.
A comunicação clara é um enorme ganho para os relacionamentos. Os problemas de comunicação ocupam o ranking das limitações e causam problemas gigantescos nas relações de trabalho, no lar, na vida social e nas amizades. Você percebe que essa limitação te impacta? Não basta ter consciência das suas falhas. É muito importante ter a coragem e persistência para buscar o desenvolvimento pessoal.
Esse texto tem a pretensão de te levar à reflexão. Lembre-se de que é somente você que pode caminhar com suas pernas e a decisão em evoluir será sempre sua.
Silvana Pedro Pinto é psicóloga clínica e educacional. Atende crianças e adultos na Clínica Bambini. |