Ao propor uma reflexão sobre os impactos da Inteligência Artificial na comunicação humana a Diocese de Toledo comemorou o 58º Dia Mundial das Comunicações. O evento reuniu representantes dos veículos de comunicação da região, na manhã de sábado, (04), na Catedral Cristo Rei.
Após recepcionar os representantes da imprensa, o bispo diocesano D. João Carlos Seneme presidiu uma celebração eucarística. Na sequência, o coordenador diocesano da Ação Evangelizadora e assessor da Pastoral da Comunicação, padre André Boffo Mendes, fez a leitura da mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial das Comunicações deste ano, intitulada: “Inteligência artificial e sabedoria do coração: para uma comunicação plenamente humana”.
Em sua mensagem, o Papa reconhece que os sistemas de inteligência artificial vão modificar radicalmente a comunicação e as bases da convivência civil. Contudo, ele pondera que, ao mesmo tempo em que a IA pode contribuir para o processo de libertação da ignorância ao facilitar a troca de informações entre diferentes povos e gerações, pode também ser instrumento de “poluição cognitiva”, ao alterar a realidade, através de narrações parcial ou totalmente falsas que são partilhadas como se fossem verdadeiras. Ele propõe que as nações trabalhem unidas para adotar um tratado internacional vinculativo, que regule o desenvolvimento e o uso da inteligência artificial nas suas variadas formas. Em meio à nova realidade, Papa Francisco acrescenta que devemos crescer em humanidade para estarmos à altura de duma sociedade complexa, multiétnica, pluralista, multirreligiosa e multicultural. “A revolução digital pode tornar-nos mais livres, mas certamente não conseguirá fazê-lo se nos prender nos modelos designados hoje como echo chamber (câmara de eco). Nestes casos, em vez de aumentar o pluralismo da informação, corre-se o risco de se perder num pântano anônimo, favorecendo os interesses do mercado ou do poder. Não é aceitável que a utilização da inteligência artificial conduza a um pensamento anônimo, a uma montagem de dados não certificados, a uma desresponsabilização editorial coletiva…”.
Após a leitura/reflexão da mensagem do Papa Francisco, D. João e Pe. André Boffo Mendes cederam entrevistas à imprensa presente, que contaram também com a participação do editor e jornalista da Revista Cristo Rei, Paulo Weber.
No encerramento, um delicioso almoço foi servido aos presentes, na sede Social da Catedral.
Bispo diocesano D. João Carlos Seneme
Ccoordenador diocesano da Ação Evangelizadora e assessor da Pastoral da Comunicação, padre André Boffo Mendes.
Representantes de veículos de comunicação, Decanato de Assis Chateaubriand
Equipes de comunicação das paróquias da Diocese de Toledo