Os hábitos formados na infância têm um impacto profundo e duradouro na vida adulta de um indivíduo. Desde as interações sociais até os padrões de pensamento e comportamento, os hábitos estabelecidos durante os primeiros anos de vida desempenham um papel significativo na formação da identidade e na maneira como enfrentamos os desafios da vida adulta. Essa é uma das áreas mais estudadas na psicologia.
Um dos hábitos mais influentes refere-se ao ambiente familiar. A forma como as crianças são criadas em casa, as interações com os pais e cuidadores e os modelos de comportamento observados têm um impacto significativo no desenvolvimento emocional e social. Crianças criadas em ambientes amorosos e estáveis tendem a desenvolver uma maior autoestima e habilidades de relacionamento saudáveis, enquanto aquelas expostas a conflitos familiares ou negligência podem enfrentar desafios emocionais e de comportamento ao longo da vida adulta.
Tive a oportunidade de acompanhar crianças que foram retiradas de seus lares por negligência dos pais, que mais tarde receberam um novo lar com pais adotivos e o quanto a vida dessas crianças foi transformada. De crianças birrentas, irritadiças, sem limites, para crianças e jovens seguros, amados e ponderados.
Outros hábitos positivos também devem ser considerados, um deles, a resolução de problemas. Crianças que são encorajadas a enfrentar desafios e resolver problemas de forma independente tendem a desenvolver uma maior resiliência e autoeficácia na idade adulta. Por outro lado, aquelas que são superprotegidas ou privadas da oportunidade de enfrentar desafios podem ter dificuldades em lidar com adversidades na vida adulta.
Os hábitos relacionados à saúde também são fundamentais. Desde os hábitos alimentares até a prática de exercícios físicos, impactando não somente a saúde física quanto a mental. Crianças que são incentivadas a adotar hábitos saudáveis tendem a manter esses comportamentos na idade adulta, reduzindo o risco de doenças crônicas e melhorando a qualidade de vida.
Além disso, os hábitos relacionados ao aprendizado e à educação são cruciais para o sucesso na vida adulta. Quando as crianças que são incentivadas na busca do conhecimento e a desenvolver a paixão pela aprendizagem a tendência é apresentarem melhor desempenho acadêmico e a alcançar sucesso profissional na idade adulta. Por outro lado, aquelas que não recebem apoio ou estímulo adequado podem enfrentar dificuldades acadêmicas e profissionais ao longo da vida.
Pais e cuidadores, atentem-se ao seu contexto familiar, à qualidade das interações e o que estão ofertando aos seus filhos e aos que zelam. Caso estejam andando na contramão, acreditem que é possível modificar esses padrões. Não limitem o próprio potencial e o dos filhos.
Silvana Pedro Pinto é psicóloga clínica e educacional. Atende adultos e crianças na Clínica Bambini |