Neste sábado, 27 de abril, um dos grandes chateaubriandenses faz aniversário. Além de professor, Fabrício Jacob Begosso, é reconhecido como um dos maiores e mais bem-sucedidos empresários de nossa Assis Chateaubriand.
Sua vinda para o Oeste Paranaense aconteceu por um destes acasos da vida. Os planos para as férias, no início de 1973, eram viajar para a praia. Porém, um acidente doméstico sofrido por sua esposa, Anita, tornou necessária a mudança no planejamento para aquele verão. Fabrício era servidor público concursado da Secretaria de Segurança Pública do estado de São Paulo, mas a vocação pela docência trazia certa insatisfação. Ao invés de ir para o litoral, o casal fez uma viagem para o interior, visitando o norte e o oeste do Paraná.
Quando iniciaram aquela viagem, a cidade de Assis Chateaubriand nem estava na programação inicialmente planejada. O destino, sorte, acaso ou a intervenção Divina, fez com que o casal aqui desembarcasse. Logo conseguiram aulas, pois havia grande carência de profissionais com formação universitária.
Dois anos depois, em 1975, Fabrício foi convidado pelo então prefeito Manuel de Souza Ramos para assumir a Secretaria Municipal de Educação. Naquela época era responsável por 118 escolas municipais. Para termos uma ideia das mudanças pelas quais o município de Assis Chateaubriand passou nestes quase cinquenta anos, hoje o município possui 15 escolas, 05 CMEIs e um Centro de Autismo, ou seja, ao todo são 21 instituições.
O Professor Fabrício fez parte da comissão que o Prefeito Osvaldo Laghi criou em 1984 com o objetivo de trazer o Ensino Superior para Assis Chateaubriand. Além de Fabrício, fizeram parte desta comissão Lauro Gasperin, Moacir Micheletto, Luiz Osiris, Hélio Lulu e José da Costa. De certa forma, a Unimeo é fruto dos trabalhos desta comissão.
A Faculdade de Pedagogia de Assis Chateaubriand era filial das Faculdades Tuiuti, de Curitiba. Fabrício fora seu Diretor desde o início. Após problemas causados pelo administrador financeiro do grupo Tuiuti, houve ameaça de fechamento da filial Chateaubriandense. Foi Fabrício que impediu o fechamento ao assumir o empreendimento, tornando-se seu proprietário.
O professor Fabrício ainda teve passagem pela vida política de Assis Chateaubriand, exercendo mandato como Vereador entre os anos de 1997 e 2001. Foi, também, candidato à prefeito. Outro destaque é sua participação no Lions Clube – onde já foi presidente e há mais de 40 anos presta serviço voluntário à comunidade.
Por uma vida dedicada à educação, primeiro como professor e diretor de colégios estaduais, depois como servidor do Núcleo Estadual de Educação e, mais recentemente, como Diretor da UNIMEO, Professor Fabrício é um exemplo. E não só como professor, também como homem e cidadão.
*César Gomes de Freitas, é professor do campus Assis Chateaubriand do Instituto Federal do Paraná. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense, doutorado pelo IOC/Fiocruz, mestrado pela UCDB e é bacharel em Administração e Ciências Contábeis. Contato: cesar.freitas@ifpr.edu.br |