As dependências do Restaurante Trevo do Distrito de Bragantina, Município de Assis Chateaubriand, na noite do dia 20 de abril de 2024, foi palco de um acontecimento histórico para as famílias Marques e Menegotto, com o lançamento solene do livro: “História e Memórias de uma V-Ida”
O livro revela ao leitor um pouco da jornada de quase 80 anos vividos por Ida Menegotto Marques, uma mulher especial que, muito se orgulhando da família que constituíra, deixava à mostra em seu colar, que inspirou a capa deste volume, o número de seus filhos.
O livro foi sugerido e concretizado por Marlene e Marli, as duas filhas mais velhas, que juntas, ao longo de 10 anos, reuniram prazerosas e nostálgicas lembranças vivenciadas ou narradas por familiares, amigos e conhecidos.
UMA IMERSÃO REVELADORA, VALIOSA E SURPREENDENTE!
REVELADORA graças ao encontro de registros em bancos de dados e cartórios, bem como de fotografias e informações históricas que complementaram os relatos colhidos, constituídos de memórias marcantes que, ao adquirirem forma escrita nos emocionaram a todos ao trazerem à luz episódios que nem todos havíamos vivenciado, suscitando-nos saudades e fazendo-nos sonhar, reviver e reacender o amor e compreensão entre os irmãos e demais narradores.
VALIOSA especialmente por representar um último contato com alguns dos irmãos da protagonista (nossos tios) que estavam entre nós e que fomos perdendo ao longo desta jornada, mas cujos relatos desejamos que cheguem ao conhecimento dos descendentes.
SURPREENDENTE quando, ao depararmos com registros oficiais, relatos e fotografias, pudemos conhecer as fisionomias de nossos trisavôs e nos inteirarmos dos percalços vivenciados pelos imigrantes italianos, das peripécias ocorridas, dos locais em que se instalaram ao chegarem ao Rio Grande do Sul, de suas posses, práticas religiosas e convívio na sociedade.
Não sem uma pitada de humor, procuramos expressar algumas lembranças desta alegre, simpática e generosa pessoa, que preferia falar do tempo presente, visto que o passado lhe fora muito penoso. Aos nossos antepassados, nosso respeito e admiração; aos irmãos, irmãs, familiares, amigos, e conhecidos que contribuíram com seus depoimentos e relatos, nossa gratidão; e a você, leitor, bem-vindo e todo o nosso carinho.
FILHOS (AS)
FILHOS, FILHAS, GENROS, NORAS, NETOS E BISNETOS
CLIC NO LINK ABAIXO E ASSISTA A SOLENIDADE NA ÍNTEGRA
https://www.facebook.com/oregionalassis/videos/792831432408892