O corre, corre, do dia a dia nas famílias, os muitos compromissos assumidos além do trabalho que vão desde de que se levanta, até ao final do dia, incluindo diversos tipos de atividades ou exercícios físicos como frequentar academia, caminhada, andar de bicicleta – tarefas que ultimamente, tem sido muito comuns aos homens e mulheres; levar e buscar as crianças na escolas e monitorar o que os filhos fazem durante o dia, seja brincando em casa ou fora dela, são outras atribuições em que é preciso que os pais estejam sempre atentos e acompanhando. Há ainda, aqueles que vão aos estudos no período noturno, seja em faculdades ou em outros cursos. Tudo isso faz parte deste corre, corre humano, que causa desgaste físico e mental e que em muitas vezes pode ser fatal.
O tempo que resta para o descanso e para viver a vida é mínimo. Isso sem falar do tempo que se gasta em coisas supérfluas, que pouco edifica. E mais, o homem e mulher estão sempre em busca daquilo que melhor lhes satisfazem, onde a avareza, a altivez, a soberba, o poder estar na frente acumulando bens, sempre foi e continua sendo seu alvo maior.
Assim vive a maioria das famílias, independente do poder aquisitivo, ou seja, o poder econômico, onde mesmo as famílias de baixa renda vivem o mesmo drama – vivendo a vida como se ela não fosse acabar um dia.
Observem, que tudo está relacionado ao corre, corre humano. O ser humano está vivendo um tipo de vida, que cada vez mais tem lhe dominado, muita gente esquece que tudo isso um dia vai acabar. Muitos não dispõem de tempo para si e para a família; o tempo tem sido cada vez mais limitado.
A vida religiosa para outros virou rotina, nada muito sério, e tem sido segundo plano, enquanto o texto bíblico diz: … Buscai em primeiro lugar o reino de Deus… E tem mais, para muitos, parte de seu tempo, é estar nas redes sociais.
Vivendo a vida como se ela não fosse acabar, é um tema para se pensar, e quem sabe irá contribuir para mudanças e um novo viver, pois observar e cuidar do tempo para viver melhor é fundamental, pois um dia como todos sabemos, ela vai acabar; pense nisso…!!!
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo e Teólogo com especialização em Psicologia Pastoral, palestrante e membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná. contatorobertosantos@outlook.com |