Dentre as principais características do mundo dos negócios estão a turbulência e volatilidade. A globalização e a revolução nos meios de comunicação tornaram o mundo interligados e interconectados de forma inédita e, de certa forma, ainda não compreendida em sua abrangência e ameaças.
Dois conceitos de outras áreas da ciência são muito utilizados para explicar a economia mundial nos dias atuais, o chamado efeito borboleta e a teoria do caos. O efeito borboleta foi criado pelo meteorologista Edward Lorenz que criou o conceito de que o vento que causa o bater de asas de uma borboleta no Brasil pode ocasionar um tornado no interior da China. Já a teoria do caos adverte que pequenas modificações iniciais, mesmo que minúsculas, tornarão as possibilidades de previsões impossíveis no decorrer do tempo.
Qualquer passada de olhos nos sites de notícias ou nos telejornais demonstra que vivemos em um mundo repleto de guerras e conflitos armados que influenciam direta ou indiretamente nossas vidas aqui em nossa pequena e pacata Assis Chateaubriand. Nada de novo, pois a guerra na Ucrânia, por exemplo, já fez até aniversário e os conflitos no Oriente Médio, entre Israel e seus vizinhos, vem desde da criação daquele país em 1948.
Como tais conflitos nos afetam? A Guerra na Ucrânia provocou uma corrida por fertilizantes, pois havia a preocupação de que poderia ocorrer falta deste importante insumo do mercado mundial. A Lei da Oferta e da Procura entrou em ação, quando aumenta a demanda por um produto e diminui sua oferta, o preço deste produto sobe. O aumento dos fertilizantes chegou à 40%. Com o aumento dos insumos, aumenta o custo de produção e assim o produto fica mais caro, reduzindo sua competividade no mercado. Já o conflito no Oriente Médio pode ter forte influência no preço do barril do petróleo, pois na região estão os principais produtores mundiais. Na semana passada o Irã atacou Israel. A entrada do Irã no conflito entre Israel e Hamas é preocupante, pois o Irã é um dos maiores produtores de petróleo do mundo com 4,3 milhões de barris extraídos por dia. O aumento no preço do barril do petróleo causa imediato aumento no preço que você paga no posto de combustível ao abastecer seu automóvel.
As consequências prováveis do aumento dos combustíveis é o efeito cascata nos demais preços, uma vez que todos os produtos que chegam até nós, consumidores, são transportados e o valor do frete logístico está atrelado ao valor dos combustíveis. Aumento dos preços gera inflação.
Um míssil disparado na Ucrânia ou em Israel atinge não só o alvo, mas também a economia mundial. Se levarmos em consideração que há sempre possibilidades de conflitos entre China e Taiwan e Índia e Paquistão, para ficar em apenas dois exemplos, deveríamos aumentar nossas orações pela paz mundial.
Este é apenas um exemplo de como o mercado mundial está turbulento e volátil.
*César Gomes de Freitas, é professor do campus Assis Chateaubriand do Instituto Federal do Paraná. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense, doutorado pelo IOC/Fiocruz, mestrado pela UCDB e é bacharel em Administração e Ciências Contábeis. Contato: cesar.freitas@ifpr.edu.br |