Com base na informação a nós enviada pelo deputado federal Sérgio Souza, a Cãmara Federal aprovou hoje, 10/04, o projeto que tira a burocracia e reduz os custos quando o produtor rural substitui o ADA (Ato Declaratório Ambiental) pelo CAR (Cadastro Ambiental Rural). No CAR já estão todas as informações necessárias para a apuração da área tributável sobre o valor que deve ser pago no Imposto Territorial Rural. É mais facilidade, agilidade e economia para os produtores.
Para Sérgio, o projeto teve apoio total da Bancada que defende o Agro.
“Imagine um futuro em que a preservação ambiental e o desenvolvimento rural andam de mãos dadas, sem entraves burocráticos. É exatamente isso que o projeto propõe”, ressaltou o deputado Sérgio Souza.
Essa medida é de extrema importância, tendo em vista que o ADA é um documento burocrático e declaratório, que muitas vezes gera uma grande dor de cabeça para o produtor rural por ter sido preenchido de forma equivocada acarretando vários problemas de cunho ambiental e tributário. Um CAR realizado por profissional capacitado tende a dar um respaldo legal ao produtor e agilizar os trâmites que dependem desta documentação, pois tem muito mais facilidade de análise, maneiras de sua veracidade ser conferida rapidamente e permite uma representação especial em mapa bem definida.