Todos os caminhos do homem são puros e retos aos seus próprios olhos, mas a direção certa vem do Senhor. O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor. ‘Textos bíblicos de Provérbios’.
Nunca foi fácil para o homem entender e viver na prática um bom relacionamento com o seu criador, onde ao mesmo tempo Ele pudesse lhe dar direção que lhe fosse favorável em tudo. Para o homem permitir que Deus tenha, de fato, todo comando para guiar seus caminhos, sempre foi difícil, pois este sempre quis sair na frente, mesmo consultando a Deus em oração.
Hoje tem sido muito comum ouvirmos a frase do cabeçalho, ou seja, Deus está no controle de tudo! Em se tratando do ser humano, Deus só toma o controle, quando lhe é permitido, do contrário Ele não toma nenhuma iniciativa, pois Ele sempre espera que haja por parte do homem um sinal, um ponto de partida. Deus criou os céus e a terra, e tudo que nela existe é de forma perfeita. A terra, Ele deu ao homem e disse cultivai-a, multiplicai-vos, vivei do melhor que ela tem. Esse sempre foi o desejo do coração de Deus, assim Ele se manifestou ao homem lhe dando, inclusive, mandamentos para que os cumprisse.
Outro desejo seu, era sempre estar junto desse homem, participando de seus planos e projetos assim como um pai ao lado de seu filho, orientando-o e direcionando sua vida, mas como se vê, até hoje essa indiferença é notável entre ambos. Não que Deus, não tenha esse interesse, muito pelo contrário, biblicamente falando, Deus sempre se interessou, e a maior prova disso está no Evangelho de João, quando lemos: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha vida eterna”, mas o distanciamento do homem, sempre dificultou esse bom relacionamento. Diante disso o homem perece, caminha com propósitos definidos, e inúmeras vezes sem a orientação e direção do Deus Soberano, trilhando seus próprios caminhos. Deus não desapareceu da vida dos homens, mas algumas práticas, desses homens, Deus não tolera.
Quando lemos e estudamos a Bíblia, vemos que na história da humanidade poucas pessoas foram perseverantes na sua intimidade e fidelidade com o Criador, isso os levou a serem mais que vencedores, refletindo também no seu sucesso. O fracasso de outros está no seu orgulho e soberba onde não há espaço para participação de Deus, não é isso que vemos hoje de forma mais explicita? Como Deus está no controle de tudo, se o homem não permite? Motivo pelo qual ao longo dos anos a sociedade, em seus vários segmentos, vem errando, seja na construção da família, na vida religiosa, nos negócios e na política. Voltar ao princípio de tudo, deveria ser uma realidade para todos.
Roberto Cosme dos Santos é sociólogo e teólogo com especialização em psicologia pastoral, pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. contatorobertosantos@outlook.com |