Boletim confirma oito novos casos de dengue, mais 387 estão sendo investigados
Na manhã de quarta-feira (6), uma importante reunião foi realizada na sala de reuniões do paço municipal de Assis Chateaubriand, com o objetivo de discutir medidas de combate à dengue. Com 46 casos confirmados e aproximadamente 300 em investigação, a situação demanda atenção urgente.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito licenciado e superintendente de Administração e Finanças, Cloves Angeleli, que ressaltou a importância da união entre o poder público e as entidades para conter o avanço da doença. Destacou-se a necessidade do envolvimento de todos os setores da sociedade para estagnar ou reduzir os números alarmantes.
O secretário de Saúde, Fábio Fantim Camilo, enfatizou que diversas ações já foram realizadas, porém ainda falta o engajamento efetivo da população, uma vez que os casos continuam aumentando. A conscientização e participação ativa dos cidadãos são fundamentais para o sucesso das medidas preventivas.
Franciane Micheletto, presidente da Câmara Municipal ressaltou que diante do cenário preocupante, é imprescindível que todos os segmentos da sociedade se unam no combate à dengue e o poder legislativo está à disposição para ajudar.
Uma ação emergencial foi planejada para este sábado (9), um arrastão contra dengue e mutirão de limpeza no Jardim Progresso e bairros adjacentes, (Conjunto Alvorada, Bela Vista, Primavera, João Mota, Felipe Passoni e Moacir Micheletto), isso devido o bairro ser o 2º lugar com maior número de notificações e de casos confirmados. A ação contará com a participação da Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente e Secretaria de Agricultura e Transportes, sendo que as equipes com os maquinários estarão coletando tudo que possa juntar água.
Estiveram na reunião e foram convidados para se unir na ação o presidente do Rotary Club de Assis Chateaubriand, Adalberto Santos da Silva; o subtenente Odair Cilmar de Almeida Goulart, chefe de Instrução do TG 05-015 de Assis Chateaubriand; o sargento Jefferson Pereira dos Santos, supervisor da Defesa Civil de Assis Chateaubriand; Mauricio Daciulis, presidente do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Assis Chateaubriand e membro do Conselho Municipal de Saúde; Alexsandro Pereira da Silva, diretor de Unidade da Associação Hospitalar Beneficente Moacir Micheletto. Presentes ainda os vereadores: Ademir Aparecido da Silva, Edivaldo César de Oliveira, José Carlos Alves da Rocha, Lúcia Maria Ferreira do Couto, Osmar Aparecido Rinki, Waldemar Pereira e o presidente da Associação dos Moradores do Conjunto Alvorada.
Foi ressaltada a importância da atuação conjunta dessas entidades na mobilização da comunidade. Essa iniciativa visa intensificar as atividades de eliminação de focos do mosquito Aedes aegypti e conscientização da população sobre a gravidade da dengue.
A colaboração ativa da população, aliada ao empenho das autoridades e entidades locais, é essencial para conter a propagação da doença e proteger a saúde da comunidade de Assis Chateaubriand.
BOLETIM – A Secretaria de Saúde de Assis Chateaubriand divulgou o terceiro boletim do ano, nesta sexta-feira (8), em relação à dengue no município. De acordo com o boletim, entre as 793 notificações, 47 casos de dengue foram confirmados, 359 foram descartados e 387 estão sendo investigados. No boletim anterior eram 39 casos.
Ainda conforme a Secretaria de Saúde os bairros com maior número de notificações de dengue até o momento são: Distrito de Bragantina, Jardim Progresso, América, Paraná e Panorama. Os com maior incidência de casos confirmados são Bragantina, Jardim Progresso, América, Panorama e Europa. Essse é o nono boletim do ano epidemiológico iniciado em 29 de julho de 2023.
Seja consciente e faça a sua parte!
A orientação da Secretaria da Saúde é que a população continue atenta com possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue e faça, constantemente, vistoria nos quintais.