A administração municipal de Jesuítas deu a largada para o desenvolvimento das premissas do PROERD (Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência), que há mais de 15 anos tem garantido a formação qualificada de centenas de crianças e adolescentes. O programa é uma parceria do município com a Polícia Militar e a Copacol, Cooperativa Agroindustrial Consolata, de Cafelândia.
Neste ano, a expectativa é atender mais de 100 alunos dos 5º anos de escolas públicas e privadas de Jesuítas. Serão três meses de aulas teóricas ministradas por policiais militares treinados para aplicar a metodologia do PROERD. Em Jesuítas, os soldados Layane e Ednaldo serão responsáveis pelas atividades ao longo dos meses.
Serão desenvolvidos temas que explicam sobre as consequências do uso de drogas e de álcool, como as crianças devem agir em diversas situações do dia a dia, o que compartilhar com as pessoas do meio de convívio e a tomada de decisões responsáveis. O policial e instrutor Ednaldo Cometa Nunes, destaca a atividades que farão com que os alunos reflitam sobre as próprias escolhas e as consequências. “O método é muito dinâmico. Trabalhamos as aulas com conteúdos teóricos, música, materiais didáticos e vídeos que eles desenvolvam habilidades conscientes sobre o tema”, explica.
Parceria de cooperação
Além do PROERD, a Copacol desenvolve outros projetos no município que visam o fortalecimento e o incentivo à educação, ao esporte e à cultura. Para a coordenadora dos projetos sociais da Cooperativa, Gislaine Pontes Fernandes, desenvolver a região por meio de projetos voltados a toda a comunidade é garantir um futuro próspero e melhor para todos. “A Cooperativa acredita no desenvolvimento de toda a sua região de abrangência e está comprometida na execução de ações sociais como essa. Todos os projetos são fundamentais para a formação das novas gerações”, destaca.
Pioneirismo
Jesuítas está na 16ª edição do programa e, em todos esses anos, centenas de crianças e adolescentes foram atendidos. O prefeito Edicarlos Grizotto, enalteceu o trabalho dos professores e a parceria consolidada com a Polícia Militar e a Copacol. “Esse programa é fundamental para a educação das nossas crianças e para o desenvolvimento de Jesuítas, pois estamos formando cidadãos de bem, futuros profissionais e exemplos para todos nós. Um agradecimento especial a todos da Copacol e também à Polícia Militar pela seriedade com que conduzem as ações sociais junto ao município de Jesuítas”.