Trânsito está liberado na PR-239, entre Jesuítas e Iracema, desde o dia 22
Por pouco mais de um mês, a Ponte sobre o Rio dos Padres na PR-239, que liga Jesuítas a Iracema do Oeste, ficou interditada por medida de segurança para a execução de obras de adequações e melhorias, depois que equipes da empresa Legnet Engenharia detectaram a desestabilização do solo em uma das cabeceiras. Fato esse que resultou no rebaixamento da camada do pavimento e na formação de um pequeno degrau sobre a pista.
Ao dar início nas obras de adequações, a empresa executora dos serviços junto à equipe de fiscalização do DER (Departamento de Estradas de Rodagem)/PR, identificou outros fatores que refletiram no andamento dos trabalhos, como a erosão significativa do talude de aterro no encontro da ponte do lado do município de Jesuítas, além das condições climáticas que também impactaram negativamente nesse período.
“Desde o início da interdição, mantivemos contato com os órgãos e empresas responsáveis para pudéssemos agilizar o processo de adequação. Foram 34 dias de trânsito bloqueado e de muito trabalho das equipes para que fosse liberado o mais rápido possível. Todo esse tempo foi necessário para que essas melhorias ofereçam maior segurança para todas as pessoas que passarão por aqui novamente. As obras irão continuar por mais algum tempo, pois outras adequações precisam ser realizadas”, explica o prefeito de Jesuítas, Edicarlos Grizotto.
Até o momento, já foram concluídas a execução da laje de transferência para as duas cabeceiras da ponte, recomposição de pontos de erosão nos aterros de acesso e execução do muro de contenção inferior no lado de Jesuítas, que permitiu a liberação do tráfego no trecho da via.
Outras etapas como o reparo e recuperação das superfícies avariadas, fissuras e rachaduras das estruturas de concreto, a demolição dos guarda-corpos e guarda-rodas existentes para a execução de novas barreiras rígidas de concreto, a limpeza e pintura com nata de cimento das superfícies de concreto, a instalação de sistema de drenagem de águas nas cabeceiras e o muro de contenção do talude no lado de Iracema do Oeste estão em andamento.
Ainda estão previstos os serviços de desobstrução e recomposição de drenos na ponte, a caiação das barreiras e sinalização horizontal e vertical na área de interferência da ponte. “Vamos continuar acompanhando de perto todas as próximas etapas dessa obra, já que essa via é fundamental para o escoamento da produção agrícola e pecuária de toda a nossa região”, ressalta Edicarlos.
Desta forma, visto que alguns serviços sobre o tabuleiro da ponte ainda estão em execução, é importante que os usuários prestem atenção ao passar pelo local que encontra-se sinalizado, principalmente quanto à redução da velocidade, pois as equipes continuam trabalhando na recuperação da ponte, que tem previsão de investimentos no montante de R$ 550 mil.