Centro leva o nome em homenagem a professora Lucinei Correia Bandeira Alves
Na manhã desta quinta-feira, dia 22, foi realizada a solenidade de início das atividades no Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado aos estudantes da rede municipal de ensino com Transtorno do Espectro Autista – TEA. Localizado na Rua Presidente Kennedy, no prédio da antiga Escola Concórdia o serviço público é uma das novidades deste ano e envolve as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.
O objetivo deste novo centro é assegurar o direito a um conjunto de atividades clínicas e educacionais, estratégias e recursos de acessibilidade que contribuam para reduzir as barreiras para a plena participação desses estudantes na sociedade. É importante ressaltar que o atendimento oferecido será complementar ou suplementar, não substitutivo à escolarização.
O Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado leva o nome de Lucinei Correia Bandeira Alves, professora falecida vítima do Covid-19. Este é um tributo merecido a alguém que dedicou sua vida à educação e ao bem-estar dos alunos.
O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, enfatizou que a criação deste centro fazia parte do plano de governo e que agora é uma realidade. Ele também destacou que o município se destaca por oferecer esse tipo de atendimento, sendo um dos poucos no Paraná a oferecer essa estrutura.
O deputado estadual, Marcel Micheletto, também esteve presente na solenidade e emocionado se comprometeu em continuar lutando para ampliar ainda mais o centro. Ele entende a importância e a necessidade das famílias que possuem filhos com TEA e reforçou seu compromisso em buscar recursos para expandir os serviços oferecidos.
A Secretária de Educação, Fátima Sobral, ressaltou que, anteriormente, a criação deste centro era apenas um sonho devido ao aumento de casos de alunos com TEA. Agora, tornou-se uma realidade. Ela também destacou que o Centro será composto por diversos profissionais, incluindo especialistas em musicoterapia, visando oferecer um atendimento completo e especializado.
O secretário de Saúde, Fábio Fantin Camilo, destacou a importância da união entre Saúde, Educação e Assistência Social para atender os casos de crianças autistas. Ele ressaltou que o centro contará com profissionais como psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, entre outros, garantindo um atendimento abrangente e multidisciplinar.
A presidente da Câmara Municipal, Franciane Micheletto, enfatizou a importância da união dos poderes para a inauguração do Centro. Ela também destacou que o nome do centro foi escolhido em homenagem à professora Lucinei, ressaltando a importância e o carinho que ela tinha por seus alunos.
Marcial Bandeira, irmão da homenageada, e a filha Larissa Bandeira Alves expressaram sua gratidão pelo tributo, ressaltando o amor de Lucinei pela profissão. Também esteve presente a mãe Carmem Bandeira, o esposo Cleverson Alves e demais familiares.
Presentes no evento o Pastor Albino Nerling da Igreja Luterana , o qual proferiu uma bênção, pelo início das atividades do Centro; o vice-prefeito licenciado e superintendente de Administração e Finanças, Cloves Angeleli; presidente do Conselho Municipal de Saúde, Mário Murakami; os vereadores: Francisco do Nascimento, Elisângela Silva de Oliveira, Joaquim Martins Cardoso, José Carlos Alves da Rocha, Lúcia Maria Ferreira do Couto, Osmar Aparecido Rinki, Valdemar da Silva Melato, Velândia Aparecida Belino e Waldemar Pereira. Os secretários municipais: o vereador licenciado, Alessandro Bahia Nunes, (Agricultura e Transportes); vereadora licenciada, Elizandréia Pardinho da Silva, (Assistência Social e da Mulher); Fátima Sobral, (Educação e Cultura); Milene Angeleli, (Trabalho, Emprego e Turismo); Márcio Orlandini (Esportes); Ademir Adilson Dioto (Governo). A diretora responsável pelo Centro, Ivani Aparecida dos Santos; presidente do Conselho Municipal de Educação, Rosimeire Cisz Lorenzini; presidente do Conselho do Fundeb, Solange Evangelista Rampazzo de Oliveira; presidente da diretoria da Congregação Evangélica Cristo, Márcio Valdomiro dos Santos; Aurea Esser ex-diretora da Escola Concórdia; profissionais que atuarão no Centro; bem como famílias de crianças que serão atendidas.