Eleição dos membros do CMDI
O III Fórum Municipal de Direitos do Idoso, realizado nesta quarta-feira (21), no Centro de Convenções – Paço Municipal, em Assis Chateaubriand, foi um importante marco para a discussão e eleição dos membros do CMDI para a gestão 2024 a 2026. Promovido pela Secretaria de Assistência Social e da Mulher e o CMDI, o evento teve como objetivo fortalecer a representatividade dos idosos e fomentar a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas voltadas para esse segmento.
O Conselho Municipal do Idoso desempenha um papel fundamental como órgão de representação e interlocução, buscando soluções compartilhadas junto à comunidade e aos poderes públicos. Nesse sentido, o fórum se configura como um espaço de extrema relevância, onde as necessidades e anseios dos idosos são debatidos e as políticas de atendimento são formuladas em conjunto pelo poder público e pela sociedade civil.
O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, ressaltou a importância do conselho como um canal essencial para a promoção dos direitos e do bem-estar dos idosos no município. A participação ativa da sociedade civil, aliada ao compromisso das autoridades locais, reafirma o comprometimento do município com a garantia de um envelhecimento digno e com qualidade de vida para sua população idosa.
Elizandréia Pardinho da Silva, vereadora licenciada e Secretária da Assistência Social e da Mulher, destacou a importância do evento como um espaço de diálogo e construção coletiva, reforçando o compromisso do município em garantir a efetiva participação dos idosos na definição das políticas que impactam suas vidas.
Durante o evento, Ana Paula Kobelnilk deixou o cargo de presidente do conselho municipal de direitos do idoso, após avaliar os trabalhos realizados.
Além disso, a palestra magna ministrada por Karen Fracaro, assistente social e especialista, servidora do município de Cascavel desde 2011, trouxe contribuições significativas para o debate sobre os desafios e perspectivas relacionados aos direitos do idoso. A presença de uma profissional com expertise na área enriqueceu as discussões para a elaboração de estratégias eficazes de atendimento e proteção aos idosos.