Os agentes reforçaram as orientações sobre as ações de enfrentamento da dengue
Uma equipe de endemias da 10ª Regional de Saúde do Paraná esteve em Jesuítas na tarde de quinta-feira (15) para reforçar as orientações sobre a atenção que os municípios precisam ter com relação ao enfrentamento da dengue, que tem preocupado o Estado pelo aumento significativo de casos e óbitos pela doença.
O último boletim estadual divulgado nessa semana aponta 8.441 novos casos e mais sete óbitos no período sazonal 2023/2024, que teve início em julho do ano passado. No total, o Paraná soma 37.516 casos confirmados.
Em Jesuítas, não há nenhum caso da doença até o momento. Por outro lado, existem pontos críticos e potenciais para criadouros do mosquito, como explica o coordenador de endemias do município, Luiz Mussi Benetti. “A equipe está nas ruas todos os dias, recolhendo lixo, vistoriando terrenos e casas, locais públicos e pontos estratégicos. Estamos fazendo a nossa parte e precisamos da colaboração de todos para evitar que a doença acometa a população de Jesuítas”, ressalta.
O coordenador de endemias da 10ª Regional de Saúde do Paraná, Olívio Saggin, destacou os casos da doença e alertou o município para possíveis casos. “O mosquito está se adaptando em todo tipo de ambiente como lata de tintas, caixa de gordura e fossa, por exemplo. Não é só em água limpa ou suja. Então é necessário ter atenção, muito cuidado em todos os cantos da casa, jardins, lotes vazios, lixeiras… sempre realizando a limpeza e organização dos espaços”, alerta.