Alguma vez já se sentiu confuso com suas emoções? Já explodiu por razões pequenas ou perdeu uma boa oportunidade na vida por estar se sentindo inseguro?
Todos nós já passamos por situações semelhantes e possivelmente nos demos conta que poderíamos ter agido de forma diferente. Não gostamos de admitir nossas falhas e criamos justificativas na tentativa de negá-las ou mesmo, culpar os outros.
A inteligência emocional faz diferença nas nossas vidas e nos ajuda a evoluir através da identificação dos sentimentos e emoções com mais facilidade, facilitando assim, a escolha por saídas assertivas.
Quando não temos a inteligência emocional desenvolvida, estamos mais propensos a ter atitudes ruins como comer quando estamos tristes, reagir com violência física ou verbal a eventos simples do dia a dia.
Adultos que desenvolvem sua inteligência emocional apresentam melhora significativa na qualidade dos relacionamentos pessoais e profissionais. No casamento, observa-se a redução de brigas e divórcios. No trabalho, a comunicação se torna mais eficiente com chefes e colegas de trabalho. Tornam-se mais otimistas, menos depressivos e mais cooperativos.
Para aprimorar sua inteligência emocional, comece pela autoconsciência, identificando e nomeando suas emoções: medo, raiva, tristeza, alegria, esperança ou desejo. A capacidade de reconhecimento das emoções te levará ao segundo, a autorregulação, ou seja, a capacidade de lidar com as emoções.
O dia deve começar na noite anterior. O sono reparador é um primeiro passo para a manutenção da calma em momentos de estresse.
No início do dia, não saia correndo para o trabalho. Reserve momentos para você. A reflexão te ajudará a ter maior domínio sobre as emoções. Pense nas atividades mais importantes do dia, quais pessoas irá encontrar, o que poderá fazer para que essas relações sejam bem sucedidas e como fazer para ajudar a equipe.
Identifique suas preocupações e questione-se se elas te ajudarão a atingir seus objetivos. Está exagerando? É possível rever ou ressignificar?
Faça exercícios. Eles auxiliam no controle do humor e mantém a motivação.
Medite. Compreenda com uma pausa, um tempo para relaxar, praticando a respiração concentrada e a reflexão. Existem inúmeras meditações guiadas acessíveis pela internet. Auxiliam no raciocínio, na atenção e autocontrole. Você pode também simplesmente deixar o pensamento livre.
Cuide do seu humor. Suas atitudes e ações são influenciadas por ele. Perceba quando isso acontecer com você.
Expresse suas emoções. Quando encontrar barreira ao fazê-lo aos outros, o faça para si, podendo registrar em algum caderno para anotações.
Comece hoje com o desafio de vencer um dia. Amanhã, reflita sobre os erros cometidos e siga com a disposição em evoluir. Não mudamos a direção dos ventos, criamos estratégias para seguir apesar dos ventos fortes.
Silvana Pedro Pinto é psicóloga clínica e educacional. Atende adultos e crianças na Clínica Bambini |