Carnaval é uma tradicional festa popular realizada em diferentes locais do mundo, sendo mais celebrada no Brasil. É uma festa de quase todos, pois envolve adultos, jovens, crianças e até bebês no colo de seus pais. É uma festa popular marcada pelos exageros das fantasias e muita nudez.
No Brasil em especial atrai turistas do mundo inteiro e é aguardada pelos foliões de norte a sul, com muita ansiedade o ano inteiro. O evento conta com altíssimos investimentos financeiros em adereços por parte de seus participantes nos blocos, escolas de samba e outros, e também por parte dos governos.
O carnaval não é uma invenção brasileira, pois sua origem remonta antiguidade cerca de dois mil anos antes de Cristo na Babilônia e na Mesopotâmia, festa em honra a Baco onde a luxuria e a sodomia é a parte principal da festa, daí a palavra bacanal ou bacanálias. É originária do latim, carnis levale, cujo significado é festa da carne, e tem como sentido a ideia de subversão da ordem, como em Sodoma e Gomorra, na qual as coisas deixam de ser como são, para temporariamente assumirem o inverso, e o homem com suas fantasias e máscaras que esconde sua face sombria é a peça principal de todo evento.
Atualmente no Brasil, tem se tornado cada vez mais visível essa subversão, sendo em algumas cidades até patrocinado pelas facções criminosas, onde a libertinagem a promiscuidade e além de outras contravenções malignas como drogas e latrocínios estão presentes – uma realidade que nem todos percebem. Nestes dias, algumas pessoas negligenciam a atual situação política e social do país, se desligam da realidade presente e caem na folia. Muitos esbanjam alegria, contudo, em meio as maquiagens, existe dor. Depois vêm os desgastes emocionais e físicos como decepções, dívidas, gravidez indesejada, doenças, baixa moral, perda da autoestima, vidas destruídas, parentes e amigos que não voltam mais pra casa.
Apesar do forte secularismo presente no carnaval, a festa está tradicionalmente ligada ao catolicismo, uma vez que sua celebração antecede a quaresma. Quaresma é um período de jejum e preparação que antecede a páscoa e que nestes quarenta dias, realizam as penitencias com confissões e caridades, na tentativa de concertar os erros e pecados. Assim tem sido o carnaval, uma festa popular que antes era vista como festa cultural, ao longo dos tempos se tornou competitiva e até perigosa entre seus foliões, subvertendo seus participantes tanto nas ruas como nos salões.
No dia seguinte ao seu término, noticiários e jornais apresentam os resultados que quase sempre tem sido lamentáveis e decepcionantes. Assim é o carnaval!
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo e Teólogo com Especialização em Psicologia Pastoral, Palestrante, membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná e pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. |