Domingo, 7 Julho, 2024
- Anúncio -spot_img

Líderes e leitura

Quando alguém pede um conselho sobre como ter sucesso na carreira ou como alcançar os objetivos na vida, respondo de pronto: adquira o hábito da leitura.

Na faculdade tive um professor que sempre reiterava a importância da leitura, tanto na vida profissional, como na vida pessoal. Quem lê, via de regra, é um profissional melhor, pai/mãe melhor, marido/esposa melhor, filho/filha melhor, amigo/amiga melhor.

E o hábito da leitura não se adquire de uma hora para outra. Se você ainda não o adquiriu, comece aos poucos. Busque a disciplina de ler duas páginas por noite, antes de dormir. Com o tempo aumente para cinco. Garanto que em poucas semanas você já estará lendo 15 páginas por noite sem grandes dificuldades.

E isso pode mudar sua vida. Vamos fazer uma conta simples: se você ler 15 páginas por noite em cinco dias da semana (vamos excluir o final de semana), a cada semana lerá setenta e cinco páginas (15 x 5 = 75). Se multiplicarmos isso pelas 52 semanas do ano, em um ano você terá lido três mil e novecentas páginas (75 x 52 = 3.900). Se considerarmos que um livro tem em média 300 páginas, em um ano você lerá 13 livros (3.900 / 300 = 13). Te garanto, ler treze livros por ano faz uma enorme diferença na sua vida, tanto no aspecto profissional como no pessoal.  

A literatura é, ao lado da música, a mais extraordinária das formas de arte. A leitura de um livro nos faz entrar em um mundo maravilhoso de encanto e magia. Obviamente, grande parte deste encanto e magia só acontecem quando nos envolvemos e nos identificamos com o enredo do livro que estamos lendo.

Poderia citar diversas frases, de grandes homens que poderiam corroborar a importância da leitura para os líderes. Escolhi duas, a primeira de Mark Twain, que adverte que “Quem não lê bons livros não tem vantagem sobre quem não sabe ler”. A segunda frase é de Jorge Luís Borges, que nos avisa que “Chega-se a ser grande por aquilo que se lê e não por aquilo que se escreve”.

Já citei neste espaço o escritor Stephen Covey que em seu excelente livro “Sete hábitos das pessoas altamente eficazes”, ensina que para busca de uma existência plena e feliz, não podemos esquecer que existem três aspectos fundamentais em nossas vidas que merecem especial atenção: o intelectual, o físico e o espiritual. A leitura é imprescindível para manter a dimensão intelectual ativa.

Os livros podem ser grandes companheiros e são eles, muitas vezes, que nos dizem o que os amigos e colegas não nos falam; são eles que nos ensinam o que ainda não aprendemos; são eles que nos mostram os caminhos por onde a vida fica ‘menos difícil’, enfim, são eles, talvez, os melhores amigos que uma pessoa pode ter.

Finalizo lembrando a admoestação do ex-presidente americano Harry S. Truman: “Nem todos os leitores são líderes, mas todos os líderes precisam ser leitores”.

* César Gomes de Freitas é professor do Campus Assis Chateaubriand do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Possui Pós-Doutorado pela Universidade Federal Fluminense, doutorado pelo IOC/Fiocruz, mestrado pela UCDB e é bacharel em Administração e Ciências Contábeis. Contato: cesar.freitas@ifpr.edu.br  
- Anúncio -spot_img

Últimas notícias

- Anúncio -spot_img

Assis Chateaubriand

- Anúncio -spot_img