VEJA OS RESULTADOS
O Paulistão de 2024 começou neste sábado (20) com quatro jogos, sendo três deles envolvendo equipes da primeira divisão no Campeonato Brasileiro: Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo. Do trio, o Massa Bruta foi o único que não venceu. A equipe de Bragança perdeu em casa para o atual vice-campeão Água Santa. Já a dupla San-São venceu os seus compromissos. O empate entre Ponte Preta e Mirassol fechou os resultados do primeiro dia do Estadual
CONFIRA ABAIXO O RESUMO DO PRIMEIRO DIA DE PAULISTÃO:
BRAGANTINO 0 X 1 ÁGUA SANTA
Reeditando uma das semifinais do Paulistão do ano passado, o Água Santa voltou a aprontar contra o Bragantino. Se em 2023 a equipe de Diadema havia eliminado o Massa Bruta nos pênaltis e chegado ao vice-campeonato, perdendo a decisão para o Palmeiras, esse ano, sob o comando de Bruno Pivetti, o Netuno venceu em pleno Nabizão, com gol do atacante Júnior Todinho, no início do segundo tempo. Após sofrer o gol, o Toro Loko pressionou bastante, mas não conseguiu furar a retranca dos representantes do Grande ABC.
BOTAFOGO-SP 0 X 1 SANTOS
Foi um bom primeiro capítulo para o ano mais difícil da história do Santos, que disputará a Série B do Brasileirão pela primeira vez. O time titular contra o Pantera contou com sete jogadores que são novos no elenco e a resposta foi positiva, já que a maioria deles foi bem, em especial o trio do meio-campo formado por João Schmidt, Diego Pituca, que está de volta, e Giuliano. O gol da vitória foi marcado por outro estreante, mas que saiu do banco de reservas: o venezuelano Rômulo Otero, que estufou as redes após um lindo giro com voleio na entrada da pequena área do estádio Santa Cruz.
SÃO PAULO 3 X 1 SANTO ANDRÉ
O jogo foi definido em 45 minutos. Logo no primeiro lance da partida, Lucas sofreu um pênalti, marcado de forma duvidosa pelo árbitro Douglas Marques das Flores. O próprio camisa 7 converteu. Minutos depois, o Santo André empatou com Cléo Silva, de cabeça. Mas a virada e o terceiro gol são-paulino vieram ainda na etapa inicial, com Luciano, aproveitando ótimo passe de Lucas, e o zagueiro Diego Costa, de cabeça, aproveitando cruzamento de Wellington Rato. O duelo marcou a estreia de Thiago Carpini como técnico do Tricolor. E o Morumbi estava cheio, com 45 mil torcedores, mesmo após chover muito durante todo o dia em SP.
PONTE PRETA 1 X 1 MIRASSOL
Jogando em casa, a Ponte saiu na frente com um belo gol de Jeh, em um chute de fora da área. O Mirassol, no entanto, aproveitou que a Macaca recuou após abrir o placar e chegou ao empate ainda no primeiro tempo, com o meio-campista Gabriel.
CONFIRA QUANDO SERÃO OS PRÓXIMOS JOGOS DO PAULISTÃO:
DOMINGO (21)
16h – Novorizontino x Palmeiras – Jorge Ismael de Biasi (Novo Horizonte)
16h – São Bernardo x Ituano – Primeiro de Maio (São Bernardo do Campo)
18h – Corinthians x Guarani – Néo Química Arena (São Paulo)
18h – Inter de Limeira x Portuguesa – Major Levy Sobrinho (Limeira)
OTERO FAZ GOLAÇO, E SANTOS VENCE BOTAFOGO EM ESTREIA NO PAULISTÃO
Otero estreou com a camisa do Alvinegro anotando golaço (Foto: Cleber Valera/Agencia F8/Gazeta Press)
O gol solitário do jogo foi marcado por Otero, de voleio dentro da área. Esta foi a primeira partida do campeonato, e apenas o Peixe pontuou no sábado no estadual.
Foi um bom primeiro capítulo para o ano mais difícil da história do Santos, que disputará a Série B do Brasileirão pela primeira vez. O time titular contra o Pantera contou com sete jogadores que são novos no elenco e a resposta foi positiva, já que a maioria deles foi bem, em especial o trio do meio-campo formado por João Schmidt, Diego Pituca, que está de volta, e Giuliano. O gol da vitória foi marcado por outro estreante, mas que saiu do banco de reservas: o venezuelano Rômulo Otero, que estufou as redes após um lindo giro com voleio na entrada da pequena área do estádio Santa Cruz.
CINCO LANCES QUE MARCARAM A PARTIDA
Muitas novidades! O time titular do Santos foi formado por sete atletas contratados para 2024 e apenas quatro que estavam desde o ano passado (João Paulo, Joaquim, Felipe Jonatan e Júlio Furch).
Giuliano e Pedrinho mostram serviço! A dupla protagonizou as principais criações de oportunidades no primeiro tempo, ficando bem posicionada e contra-atacando em velocidade.
Lado errado! Jean Victor avançou pela esquerda e cruzou para a área, Gil afastou mal e quase anotou gol contra no segundo tempo.
Pintura! Após cruzamento de Giuliano, Otero ajeitou de peito e acertou lindo voleio para abrir o placar.
Tradição! O Santos não perde em estreias no Paulistão desde 2008 e manteve a tradição na primeira rodada desta temporada.
Giuliano deu assistência em vitória do Santos sobre o Botafogo, pelo Paulistão (Foto: Cleber Valera/Agencia F8/Gazeta Press)
COMO FOI O PRIMEIRO TEMPO?
O Botafogo “tomou as rédeas” e passou mais tempo com a posse de bola, levando perigo em avanços pelo lado esquerdo do ataque, nas costas do lateral Aderlan. Porém, a equipe teve dificuldades em finalizar as jogadas dentro da área. O Santos chegou menos vezes, mas quando encaixou contra-ataques, criou chances claras de gols, especialmente com Giuliano, Pedrinho e Guilherme.
E A ETAPA FINAL?
O Santos melhorou e foi mais agressivo, ocupando o campo de defesa do Botafogo. Após as entradas de Otero e Willian Bigode, a equipe de Fábio Carille cresceu na intensidade. Giuliano, que já fazia boa partida, achou grande passe para o meia venezuelano, que fez golaço de voleio. O time de Ribeirão Preto pressionou pelo empate e criou grandes chances, mas o Peixe manteve o resultado.
O QUE VEM POR AÍ?
O Santos volta a entrar em campo na quinta-feira (25), às 19h30, contra a Ponte Preta. O Botafogo enfrenta o Água Santa na terça-feira (23), às 21h30. As partidas valem pela segunda rodada do Paulistão.
BOTAFOGO 0 X 1 SANTOS
Campeonato Paulista – 1ª rodada
Local: Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto (SP)
Data e horário: 20 de janeiro de 2024 (sábado), às 18h
Árbitro: João Vitor Gobi
Assistentes: Neuza Inês Back, Evandro de Melo Lima e Guilherme Nunes de Santana
VAR: Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral
Cartões amarelos: Otero (Santos)
Cartões vermelhos: –
Gols: Otero (25’/2T)
BOTAFOGO-SP
João Carlos; Tácio (Wallison), Lucas Dias (Toró), Schappo, Fábio Sanches e Jean Victor; Matheus Barbosa (Carlos Manuel) e Leandro Maciel; Douglas Baggio (Emerson Ramon), Leandro Pereira e Alex Sandro (Tiago Alves). Técnico: Paulo Gomes.
SANTOS
João Paulo; Aderlan (Hayner), Gil, Joaquim e Felipe Jonatan; João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano (Cazares); Pedrinho (Otero), Guilherme (Tomás Rincón) e Júlio Furch (Willian Bigode). Técnico: Fábio Carille.
AUTOR DE GOLAÇO, OTERO DEVE DESFALCAR O SANTOS NA PRÓXIMA RODADA DO PAULISTÃO POR BOM MOTIVO
CARILLE CRAVA FUTURO DO SANTOS NO PAULISTÃO E RASGA ELOGIOS A OTERO
De acordo com o Carille, o Santos vai avançar de fase no estadual, algo que não acontece há três anos. Porém, o treinador não quer pensar tanto a longo prazo e ressaltou que o foco é sempre o próximo jogo.
Faltam 11 jogos, não gosto de pensar muito lá na frente, temos que pensar no próximo. Tem muita coisa para acontecer, muita coisa para melhorar. Jogadores que nem o Felipe Jonatan, nove meses sem jogar pela cirurgia. A gente vai crescer e estar classificado para a outra fase – disse, em entrevista coletiva.
Além de demonstrar otimismo com a equipe, o treinador rasgou elogios a Otero após o resultado positivo diante da equipe de Ribeirão Preto. O meia anotou gol de voleio que garantiu a vitória ao Peixe.
– Foi meu atleta na Arábia Saudita, conheço bem, tem muito potencial, bate bem na bola. É agressivo, confiamos demais nesse atleta para a temporada – afirmou Carille.
PEIXE TERÁ APENAS O ESTADUAL E A SÉRIE B NO ANO. ISSO PODE AJUDAR A SONHAR COM TÍTULO DO CAMPEONATO PAULISTA?
– Os nove primeiros jogos, todos terão seguidos. Libertadores começa lá na frente, Copa do Brasil também. Temos que levar cada jogo como uma decisão, é um elenco novo. Nossa próxima decisão é quinta-feira, em casa.
O JOGO CONTRA O BOTAFOGO
– A equipe se preparou para as dificuldades desde o início de temporada. Pouco tempo de trabalho, sabemos que as equipes do interior se preparam muito. Conseguimos suportar, tivemos paciência no jogo. As dificuldades foram enfrentar um time mais preparado fisicamente. Soubemos suportar, resultado super importante que passa mais confiança ainda.