Com a intensidade do calor e pancadas de chuvas momentâneas, crescem os casos de dengue em toda a região. Isso acontece devido ao clima quente e água parada, que mesmo em pequena quantidade é o local perfeito para que o mosquito deposite seus ovos.
Segundo o relatório da 10º Regional de Saúde, Cafelândia está em risco médio, que significa um indicativo de alerta para epidemia. O estipulado pela Regional é menos de 1, portanto, o risco é alto. “A equipe de endemias está fazendo o trabalho, passando nas casas, orientando a população, mas é importante que o munícipe mantenha seu quintal e calha limpos, além de eliminar possíveis locais que possam ser depósito de ovos do mosquito”, destaca a diretora de endemias, Kelli Oliveira.
Atualmente, Cafelândia já tem mais de 30 casos ativos de Dengue e caso chegue a 57, já é considerado epidemia, e por isso, é importante a participação da comunidade na limpeza do quintal, calhas, piscinas e a eliminação de qualquer objeto que possa acumular água parada, perfeita para o depósito de ovos do mosquito.