Correr atrás, batalhar por algo, dar o máximo de si para alcançar objetivos, tem sido o empenho de muitos, não por estarem descontentes com o que vivem, nem por situações adversas, mas para honrar a si mesmos. É um comportamento que sempre esteve latente em pessoas de todas classes, umas com mais entusiasmos e decididas, outras com menos. Mas o anseio é o mesmo, até porque, vivemos numa sociedade cada vez mais competitiva, e a busca por melhores oportunidades sempre haverá, para aqueles que estiverem dispostos a correr atrás e ir além de seus limites. Os mais pessimistas preferem não se arriscarem, mas para os mais ousados e otimistas, correr o risco pode ser o caminho do sucesso e reconhecimento.
Algumas pessoas se tornaram importantes na história por não perderem a visão de seus objetivos, correram em busca do mesmo numa disposição sem limites. Martin Luther King Jr., por exemplo, disse :Eu tenho um sonho! isto aconteceu na cidade de Washington, nos Estados Unidos. Ele foi um líder religioso, ativista e político, que se tornou a figura mais proeminente e líder do movimento dos direitos civis no Estados Unidos de 1955, até seu assassinato em 1968. Cito ele como exemplo, mas temos muitos outros personagens como: Albert Einstein, Louis Pasteur, Machado de Assis, Zumbi do Palmares, Mandela, Edson Arantes do Nascimento, Mario Jorge Lobo Zagallo. A de se destacar também: Rosalind Franklin, Indira Gandhi, Princesa Isabel, Tia Ciata, Enedina Alves Marques, Carolina de Jesus, Ruth de Souza… Tanto homens quanto mulheres, batalharam, transpondo barreiras, enfrentando oposições e a própria sociedade. Estes nomes e muitos outros se fizeram presentes na história, e ainda fazem deixando um legado, que será eternamente lembrado. Onde por certo disseram: nem acredito, mas valeu a pena!
Persistir num objetivo, é muitas vezes ir além de seu limite, é preservar a certeza que ele pode acontecer e se realizar, é ver a possibilidade antes de sua concretização, como os diversos nomes citados acima e tantos outros.
Quando falamos do Mestre por excelência ‘Jesus Cristo’, quanto tempo durou sua jornada, seu ministério aqui na terra? Apenas três anos! Ele viveu trinta anos, depois disso começou suas pregações e ensinamentos, mas em pouco espaço de tempo ou seja, em apenas três anos, deixou seu recado, um grande legado para a humanidade.
Ir além é olhar pra frente, é não deixar se dominar pelas circunstâncias, é ver a possibilidade da realização, é mostrar a si mesmo e as pessoas ao seu redor, que os sonhos continuam e são possíveis. Os exemplos dos nomes citados devem trazer a todos nós encorajamento para prosseguirmos. Além de transpor limites, devemos ter uma disposição mental, pois nossos objetivos vão se realizando a partir dessa disposição e podemos ser eternamente lembrados como um grande marco na história, pois nós fazemos a história.
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo, Teólogo com Especialização em Psicologia Pastoral, Palestrante, membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná e pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. contatorobertosantos@outlook.com |