O Município de Iracema do Oeste, através do Setor de Identificação Pessoal, iniciou no mês de janeiro a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN).
O novo modelo segue um padrão único, com numeral de Cadastro de Pessoa Física (CPF), que acaba com a possibilidade de multiplicidade na identificação. A mudança visa substituir os registros gerais, que anteriormente podiam ser emitidos por uma pessoa em cada um dos estados do Brasil, cada um com numeração diferente. O modelo antigo terá validade até 2032.
Para a expedição da Carteira de Identidade Nacional o interessado deverá procurar o Setor de Identificação Pessoal na Prefeitura Municipal e apresentar a certidão de nascimento ou de casamento e o Cadastro de Pessoa Física (CPF). Documentos como Carteira Nacional de Habilitação (CNH); Cartão SUS; Certificado Militar; NIS/PIS/PASEP e Título de Eleitor também podem ser incluídos na nova carteira de identidade, entretanto não são obrigatórios.
O prazo de validade da Carteira de Identidade será estabelecido de acordo com a idade do titular no momento da expedição do documento, conforme abaixo:
I – de cinco anos, para pessoas com idade de zero a onze anos;
II – de dez anos, para pessoas com idade de doze anos completos a cinquenta e nove anos; e
III – indeterminada, para pessoas com idade a partir de sessenta anos.