O ano está encerrando e temos a ampla impressão que voou. Mal o vimos passar. Pode até ter sido ruim, o que em si não inibe a expectativa da alegria em começar novas histórias.
Promessas e metas podem ter sido abandonadas ao longo do caminho, outras, sequer foram iniciadas. Saiba que ainda dá tempo de fazer algo por você e colocar várias ideias em prática.
O uso da tecnologia, indispensável nos tempos atuais tornando nosso cotidiano mais fácil, agilizando a comunicação e otimizando o tempo tem sido grande vilão em nossas vidas. Os aplicativos, incluindo os de redes sociais tem ocupado um precioso tempo que deveria ser destinado a atividades essenciais e profissionais afetando os resultados e a produtividade. Esteja atento ao modo como tem administrado seu tempo. Tenha disciplina ao dividir o tempo para checagem de e-mails e uso de aplicativos essenciais ao trabalho. Reserve um tempo para a navegação por lazer. Lembre-se, você é o gestor do seu tempo, com planejamento e lista de tarefas a executar a administração do uso das tecnologias se tornará mais simples.
Designe um tempo, mesmo que seja no fim de semana e organize seu roupeiro. Separe as roupas que não usa ou não servem para doação. Assim você terá seu espaço otimizado e pronto para receber peças novas. Esta ação simboliza deixar para trás o que não serve mais ao mesmo tempo em que pratica do desapego. Não usa a algum tempo? Então, está na hora de passar para frente.
Aproveite e organize os papéis e documentos que não são mais úteis. Faça uma limpa naquilo que está ocupando espaço na sua vida desnecessariamente.
Reflita sobre os planos que se propôs para esse ano e que ainda não cumpriu. Não é simplesmente para se lamentar ou culpar e sim, para detectar onde estavam as falhas. Liste as metas não alcançadas por ordem de prioridade e faça algumas indagações a si: o que eu precisava fazer para alcançar? Quais as atitudes que precisava? O que eu precisava aprender? Quanto iria me custar? O quanto eu realmente estava disposto a me empenhar para conseguir o objetivo?
São muito comuns as várias e diversas promessas de início de ano. O que não é igualmente comum é o planejamento ou meio para implementar uma meta. O exercício de refletir sobre as falhas irá te levar a excelência em realizar um bom planejamento. O segundo passo, certamente é a ação.
Viva o presente. Parece tão óbvio, mas, os elevados índices de ansiedade indicam a necessidade de viver no futuro. A grande dificuldade em saber esperar, observada em todas as gerações, desde crianças pequenas aos adultos exemplifica claramente a pressa, a urgência e a corrida contra o tempo. É como correr sem sair do lugar, afinal, o tempo flui em seu curso natural.
Aceite suas condições atuais nos diversos âmbitos da vida, financeira, psicológica e saúde física. Viver intensamente sim, desfrutando o que o presente está nos ofertando. Planejar o futuro sim, com cautela, coerência e chegando lá com passos firmes e constantes.
Ótimo fim de ano. Aproveite seu tempo e ponha em prática ações saudáveis, que te mantenham feliz e te conduzam a mudanças positivas na vida.
Silvana Pedro Pinto é psicóloga, pedagoga, especialista em educação especial, psicopedagogia e neuropsicologia. Atende adultos e crianças na Clínica Bambini |