Por mais que, na maioria das vezes, tentamos esconder as nossas vulnerabilidades, não há como negar que todos temos perdas, crises e fracassos históricos dos quais nos arrependemos, e gostaríamos de esquecer ou mudar. E é justamente por conta disso, que em menor ou maior escala, todos sempre necessitamos de um recomeço em algum momento da vida. Por outro lado, começar ou recomeçar, na maioria das vezes, não é tão simples assim. Isso porque na prática, ele exige posicionamento, coragem e fé para enxergar uma realidade que ainda não existe até o momento. Enxergar a importância da coragem, seja pra recomeçar ou começar, exige ainda perseverança como um valor inegociável.
Como pessoas presentes numa sociedade cada vez mais competitiva e exigente, onde os acontecimentos noticiados com frequência no campo político, econômico e em outras áreas públicas como: saúde, educação, assistência social e etc., vai exigir sempre coragem e estratégia para recomeçar ou começar, e não me refiro só na área de empreendedorismo, mas em todas as demais.
Em 2024 comece com coragem, pois a cada ano que passa, os desafios são maiores ainda. Coragem é o que todos devemos ter, embora não ser muito fácil, pois ela exige; moral forte perante os perigos e os riscos, bravura e intrepidez. E mais; firmeza de espírito para enfrentar situações emocionais ou moralmente difíceis. Ela dá aos indivíduos forças para falar e agir sobre coisas que não estão certas, ou não devem ser toleradas, mesmo que seja desconfortável fazê-lo. É interessante observar que quando as pessoas podem fazer isso, desenvolvem uma cultura segura e aberta com profissionais ou pessoas engajadas, e ao olhar nosso redor, é isso que precisamos.
Os dias em que vivemos e os anos seguintes vão exigir, de todos nós, mais coragem, seja pra recomeçar, começar ou mesmo continuar. É visível a toda sociedade, que tudo está cada vez mais difícil, nas mais diversas áreas sem exceção. Jesus usou a seguinte frase: Tem bom ânimo, coragem, não temais. Essas duas últimas palavras ‘não temais’, significa que é preciso enfrentarmos com coragem. Na sociedade atual e em sua escala de valores, muitos homens se deixam manipular em troca de coisas vãs, ou daquilo que vai enaltecê-los ou lhes dá vantagens, ou seja, se vendem! Infelizmente, uma realidade observada por alguns, sem muito poder fazer, e ignorada por outros, isso não é coragem, mas sim falta de hombridade, que é uma caraterística de quem é destemido, corajoso, honrado e que age e se comporta de modo íntegro e digno. Há uma frase bíblica que nos chama a atenção, quando diz: Se forte e corajoso; não temas nem te espante; porque Eu o Senhor teu Deus, é contigo por onde quer que andares.
O ano termina, mas na visão humana começa outra vez, outra chance ou oportunidade para um novo recomeço. Comece com coragem!
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo e Bacharel em Teólogo com especialização em Psicologia Pastoral e pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil. contatorobertosantos@oultlook.com |