A grande incidência de chuvas e o clima quente, são favoráveis para o desenvolvimento de plantas indesejadas em terrenos vazios. Tomados pelo mato, os terrenos se tornam ambientes propícios para pragas e animais peçonhentos como aranhas e cobras. Além disso, o possível acúmulo de água das chuvas é perfeito para a proliferação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
A limpeza ajuda no aspecto urbanístico, trazendo mais beleza e harmonia a cidade e é de responsabilidade do proprietário. “A Prefeitura age apenas quando eles faltam com a responsabilidade, o que gera custos e transtornos”, destaca o agente fiscal, Paulo Sérgio Moreira.
Deixar de efetuar a limpeza de terrenos pode gerar multa conforme o artigo 12 da Lei 1.431/2015. As multas para os lotes sujos chegam a R$ 2 mil, por isso é importante a conscientização dos proprietários, uma vez que a notificação pela prefeitura já começou. “Após as notificações, o proprietário tem 15 dias para limpar caso contrário será punido. A equipe está fiscalizando todos os bairros, verificando as situações e colocando as placas. Queremos nossa cidade limpa, bonita e saudável”, destaca Paulo.
Faça a sua parte e contribua para uma Cafelândia melhor.