Com o objetivo de fortalecer o protagonismo e a liderança feminina na Coamo, Credicoamo, Arcam e Via Sollus, foram lançados nos dias 18 e 19 de outubro de 2022 dois programas: o Ampliar e o Liderar. Após mais de um ano de desenvolvimento e aprendizado, foi realizada no dia 5 de dezembro de 2023, em Campo Mourão (PR), a formatura das duas primeiras turmas. O evento contou com a presença das diretorias da Coamo e da Credicoamo, de gestores e das 32 formandas do Ampliar e 26 do Liderar.
O programa Ampliar teve como objetivo de ampliar a visão das participantes quanto ao cooperativismo, os negócios da Coamo e competências essenciais, para que possam ser protagonistas de suas carreiras. O público-alvo foram mulheres em cargos e posições que não são de gestão ou liderança, com mais de dois anos de casa, com interesse e potencial de crescimento, comprometimento e alinhamento com a cultura da cooperativa. Quanto ao Liderar, voltado para mulheres em cargos de gestão – gerentes, coordenadoras e supervisoras, teve como foco fortalecer a liderança feminina, para que se tornem líderes de sucesso, alavancando o protagonismo na organização e em seu projeto de vida, inspirando outras mulheres a também traçarem a jornada pela liderança.
Ambos os cursos foram realizados pela Coamo em parceria com o Sescoop/PR (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), e contaram com o suporte do Instituto Euvaldo Lodi – IEL e Situational. Segundo a instrutora, Adriana Martello Valero, estes programas são inéditos e inovares. “A Coamo é pioneira tanto no Brasil quando no mundo, em realizar um programa de desenvolvimento exclusivo para mulheres, principalmente, o Liderar que foi todo customizado com base no desenvolvimento das competências e estímulo ao protagonismo feminino dentro e fora da organização.”
O gerente de Gestão de Pessoas da Coamo, Antonio César Marini reforça que os objetivos com os dois programas foram atingidos. “Para muitas empresas, formar lideranças femininas é uma realidade, mas para a Coamo o programa Liderar, foi de formar lideranças sem distinção de gênero, pois o que importa é a competência, a entrega e o alinhamento com os valores da Coamo, o que foi demonstrado pelas participantes. O programa ampliar, também atingiu seus objetivos, pois as participantes reconheceram que após o fim do programa, puderam conhecer com mais profundidade os negócios da cooperativa.”