A dificuldade de enxergar nossas limitações muitas vezes faz com que atitudes que consideramos positivas, na verdade, não são e prejudicam os relacionamentos. Será que esse é o seu caso?
Ao perceber que os amigos não o convidam mais para confraternizações, eventos, rolês, que anda meio excluído da roda, pense em quais motivos poderiam estar causando esse mal estar.
As nossas características de personalidade são cruciais para a manutenção ou não de relacionamentos bem sucedidos, seja no meio social, no profissional ou na área amorosa. Grande parte das nossas atitudes é espontânea, natural, quase inconsciente e se refletem em todas as relações que mantemos.
Observe com cuidado os comportamentos descritos a seguir e se você se identifica com eles.
Ao receber críticas, como é a sua reação? Costuma reagir com raiva e frustração a cada vez que é criticado? Não somos perfeitos e a ação de acolher o que está sendo dito nos dá a oportunidade de olharmos para as falhas. Busque na opinião das pessoas de sua confiança a motivação que precisa para melhorar seus comportamentos.
Compartilhar a rotina com pessoas que sempre enfatizam o lado negativo das situações é exaustivo. Dificuldades e limitações todos enfrentam em maior ou menor grau. Ninguém está ileso a elas. O pessimismo logo vem acompanhado pelo vitimismo. Pergunte-se quem gosta de estar perto de pessoas que só se queixam e se acham vítimas das circunstâncias?
É evidente que as pessoas prefiram ficar próximas de quem transmite alegria e felicidade. Não é uma questão de fingir e tentar demonstrar que está tudo bem e sim, da atitude de tentar encarar as situações com proatividade e resiliência.
Ser emocionalmente instável é outra característica a ser observada. Não é fácil conviver com alguém que é uma verdadeira montanha russa de emoções e que a qualquer momento pode explodir, provocar uma briga ou ter uma crise de choro.
É possível, com a ajuda especializada buscar o equilíbrio emocional e tornar as relações mais saudáveis. Caso você tenha se identificado com esse ponto, jamais o ignore e busque assim que possível apoio profissional. O processo de terapia pode ser extraordinário e capaz de ressignificar os pontos limitadores.
Não é possível desenvolver uma relação de intimidade e profunda com pessoas instáveis porque do outro lado está alguém que se limita em se expressar com receio das reações e retaliações.
Mentiras também estão no rol da listagem. Mesma as pequenas são capazes de fazer um estrago nos relacionamentos. Fazem com que as pessoas pensem duas vezes antes de confiar em você e não tornam as relações duradouras. Nestes casos, a sinceridade sempre é a melhor opção.
Aqui, citei algumas atitudes que afastam as pessoas de você, pode ser que você apresente outras não mencionadas. O importante é você sempre estar disposto a buscar o caminho do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Silvana Pedro Pinto é psicóloga, pedagoga, especialista em educação especial, psicopedagogia e neuropsicologia. Atende adultos e crianças na Clínica Bambini |