No sábado (25), o Tiro de Guerra 05-015 de Assis Chateaubriand realizou uma cerimônia de formatura marcante. A tropa fez a sua última formatura do ano, na a solenidade na conclusão do curso para formação de cabos destinado para os até então, monitores. Além disso, ocorreu a entrega dos certificados de conclusão do Curso de Combatente Básico Territorial para todos os atiradores e as premiações dos colocados como melhor atirador de 2023, melhor aptidão física e praça mais distinto.
A cerimônia também contou com a entrega do diploma “Amigo do TG”, uma homenagem feita pela primeira vez para pessoas que ajudam e apoiam o Tiro de Guerra de Assis Chateaubriand.
O evento começou com a inauguração do Memorial dos Expedicionários de Assis Chateaubriand, que homenageou Demétrio Toniolo e o senhor Pícoli, que foram combatentes da 2ª guerra mundial que fizeram parte das forças expedicionárias brasileiras (FEB). Fato curioso é que no dia 25 de novembro, ato inaugural da placa foi o aniversário do senhor Demétrio, que estaria completando 113 anos.
O vice-prefeito licenciado e superintendente de Administração e Finanças, Cloves Luiz Angeleli, destaca que a cerimônia de formatura foi um sucesso e reforçou a importância do Tiro de Guerra de Assis Chateaubriand na formação de jovens cidadãos comprometidos com a defesa da pátria e com os valores que regem nossa sociedade. “Parabéns aos formandos, ao chefe de instrução, subtenente Odair, e às pessoas que trabalham incansavelmente para manter essa instituição tão importante para nossa cidade”, salientou Angeleli.
Presente na solenidade, a presidente da Câmara Municipal, Franciane Micheletto parabenizou os atiradores e o chefe de instrução pela homenagem aos ex-combatentes chateaubriandenses. “Foi um momento emocionante para todos os presentes, especialmente para as famílias dos homenageados”, afirmou Franciane.
O memorial é o legado da turma de atiradores de 2023, turma do Sargento Max Bom Filho, que fizeram esse reconhecimento para esses dois pracinhas. O memorial é composto por uma placa, com um capacete em cima de um fuzil e a base tem uma cobra fumando que era o símbolo da época”, detalhou o chefe de instrução do TG 05-015 de Assis Chateaubriand, subtenente Odair Cilmar de Almeida Goulart.
Por fim os familiares confraternizaram-se com os atiradores.