Com o objetivo de minimizar o descarte irregular de resíduos perigosos, a Cooperativa de Crédito Sicoob de Assis Chateaubriand, realiza durante o ano todo, o projeto “Papa Pilhas”, arrecadando pilhas e baterias em diversos pontos de coletas instalados na área de atuação da cooperativa e realizando a sua correta destinação para coletores responsáveis, que farão o descarte ambientalmente correto.
Durante todo o ano, foram arrecadados 530 quilos de pilhas e baterias, dos municípios de Assis Chateaubriand, Jesuítas, Nova Aurora, Cafelândia, Formosa do Oeste, Tupãssi e nos municípios do Mato Grosso do Sul, Jardim, Bonito e Campo Grande.
“Sabemos que a preservação do meio ambiente é uma responsabilidade de todos e é por isso que fornecemos os coletores para as escolas, prefeituras, supermercados, associações comerciais e nas agências do Sicoob. Dessa forma, crianças e suas famílias podem descartar de forma segura as pilhas e baterias usadas, evitando a contaminação do solo e da água, causando um impacto positivo, demonstrando como pequenas ações podem ter um grande impacto”, comenta Janete Bilk, analista de Desenvolvimento Cooperativo do Sicoob Médio Oeste.
Regulamentação e reciclagem: No Brasil, o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) regulamenta o descarte desses materiais que não devem ser depositadas no lixo doméstico, por conter substâncias tóxicas, como mercúrio, cádmio, chumbo, zinco-manganês e acalmo-manganês.
Ao serem encaminhadas para reciclagem, as pilhas e baterias têm seus componentes separados, para serem usadas na fabricação de tintas, cerâmica, vidro, dentre outros. Além da proposta de coletar e destinar corretamente as pilhas e baterias, o “Papa Pilhas” visa envolver toda comunidade na preservação do meio ambiente.