Novembro Azul é um movimento mundial e tem como objetivo alertar sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Neste mês, a campanha completa uma década, e mais uma vez, vem alertando a população masculina, sobre os cuidados em relação à saúde.
O corpo masculino também possui necessidades específicas, por esse motivo os homens, quer queiram quer não, precisam estar atentos investindo na prevenção e nos cuidados com sua saúde. Seu bem-estar inicia-se com a realização de check-up, regulares e visitas a um clínico, bem como ao urologista. A saúde masculina engloba diversos aspectos de uma vida saudável e isto, está relacionado a sua saúde física e mental, doenças urológicas, andropausa, saúde sexual, incontinência urinária e doenças cardiovasculares.
A maioria dos homens, seja por descuido ou não, não se preocupa muito com sua saúde, talvez por desconhecer a si mesmo e a necessidade de estar atento aos diversos sintomas que podem culminar em uma doença mais grave. O câncer de próstata, por exemplo, apesar de ser uma doença grave, cerca de 90% dos casos são passíveis de cura, desde que o diagnóstico seja realizado precocemente. O problema é que por preconceito, muitos homens evitam procurar o médico para realizar o exame de toque retal. Por essa razão, 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados em estado avançado, de acordo com a SBU. Estar atento e observar sinais como; diminuição do jato da urina, aumento na frequência urinária, sangue na urina ou no sêmen, disfunção erétil, fraqueza ou dormência nas pernas ou pés, a procura ao médico deve ser urgente.
É importante saber que essa não é uma data especialmente brasileira. Na verdade, esse movimento surgiu na Austrália, em 2003, conforme os anos foram se passando, a campanha se espalhou por todo mundo, até chegar ao Brasil. Uma campanha que vem se fortalecendo cada vez mais, e tem como objetivo conscientizar todo homem, bem como toda sociedade, quanto aos cuidados com sua saúde. Diante disso, quebrar tabus e cuidar bem de você mesmo é contribuir para que outros sigam o mesmo exemplo. Seja esperto, cuide bem de você sem preconceito.
Roberto Cosme dos Santos é sociólogo, bacharel em teologia com especialização em psicologia pastoral, pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil, palestrante e membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná. contatorobertosantos@outlook.com |