Proporcionar ao produtor tecnologia e conhecimento técnico para garantir uma safra com maior produtividade e rentabilidade sempre foi a proposta da Copacol, que há 60 anos está inserida no cooperativismo voltado ao agronegócio. De 32 agricultores em 1963, a Cooperativa hoje gera oportunidade no campo para mais de oito mil cooperados no Oeste e Sudoeste do Paraná e tem na produção de grãos o sustento para as atividades de diversificação.
Com o término do Projeto Excelência Produtividade 460, um novo ciclo visando aumentar a produtividade de soja e milho se inicia: o Experts do Agro. O projeto chega com a missão de nos próximos dois anos qualificar 120 produtores que serão acompanhados com intensas capacitações da equipe agronômica da Copacol.
Todo o conhecimento agregado ao longo desse tempo será disseminado a todo o quadro social da Cooperativa e, com isso, incrementar a produtividade dos grãos com rentabilidade ao cooperado. “A atividade agrícola tem evoluído muito nos últimos anos, novas tecnologias estão surgindo a cada dia e, por isso, não podemos nos acomodar. Com esse novo projeto, mais uma vez, levamos tecnologia e conhecimento ao nosso cooperado para que ele cresça na atividade. Esses 120 produtores serão a referência para os demais cooperados do que fazer no campo para alcançar altas produtividades”, destaca o diretor-vice-presidente da Copacol, James Fernando de Morais.
Nesse novo projeto, além de aplicar as orientações técnicas a campo, o produtor também participará de seminários e capacitações. De acordo com o gerente técnico, João Mauricio Roy, a proposta da Copacol com o novo desafio é ter como modelo as melhores produtividades do projeto e mostrar que sempre é possível produzir mais. “Vamos investir em conhecimento técnico, teórico e prático, com palestras e visitas guiadas dentro do CPA [Centro de Pesquisa Agrícola] para que os produtores possam ter acesso às informações em primeira mão para aplicar no campo”, explica.
Para a cooperada de Cafelândia, Graciele Buss, o incentivo na busca de tecnologias e aumento da produtividade é o diferencial da Copacol. “É muito importante para nós participarmos de uma Cooperativa que sempre dissemina informações de alta qualidade para aplicarmos na propriedade. O Experts do Agro, sem dúvida, fará a diferença para todos nós cooperados que buscamos sempre avançar na produtividade”.
O lançamento do novo projeto foi realizado com a participação diretores executivos da Cooperativa, equipe agronômica e produtores. Além da apresentação do novo desafio, os cooperados assistiram uma apresentação do engenheiro agrônomo e especialista em inovação e tecnologia no agro, Bruno Dupin.