No sábado, dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional de Combate à Dengue, uma data instituída pela Lei nº 12.235/2010 com o objetivo de alertar a população sobre o problema que afeta milhares de pessoas em todo o país.
Em Assis Chateaubriand, diversas ações serão desenvolvidas, entre elas: nas escolas, sala de espera das unidades de saúde, entrega de sacos de lixos e finalização da semana com uma mobilização na avenida com orientações. Tudo para marcar a data, especialmente por que neste período de muito calor, a reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, ocorre de forma mais rápida e os casos tendem a aumentar.
O secretário de Saúde, Fábio Fantin Camilo, ressalta a importância da contribuição da população no combate à dengue. É fundamental que cada indivíduo faça a sua parte para eliminar os possíveis focos do mosquito transmissor. Medidas simples, como não deixar água parada em recipientes, limpar calhas e caixas d’água, e fazer uma vistoria no quintal podem fazer toda a diferença na prevenção da doença.
O mês de novembro é voltado para conscientização sobre o combate à dengue. É um momento de reflexão e mobilização da sociedade para combatermos juntos essa doença que pode ser fatal. A dengue mata e não podemos subestimar os riscos que ela representa para a nossa saúde.
A dengue é uma doença séria e seu combate deve ser levado a sério por todos. Não podemos nos descuidar nem por um momento, pois a proliferação do mosquito transmissor pode ocorrer rapidamente. Portanto, faça a sua parte! Elimine os possíveis focos de reprodução do Aedes aegypti em sua casa e mantenha-se informado sobre as medidas de prevenção.
Lembre-se: a dengue mata! Proteja-se e proteja sua família. Juntos podemos combater essa doença e garantir um futuro mais saudável para todos.
Com 418 novas confirmações de dengue, Paraná ultrapassa 3 mil casos da doença
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou nesta terça-feira (21) o novo boletim semanal da dengue com 418 novos casos da doença e nenhum óbito no Paraná. Com isso, são 3.091 confirmações desde o início do atual período epidemiológico, em 30 de julho. No total, há 25.275 notificações e 5.978 casos em investigação.
No período, foi registrada a morte de um homem, residente do município de Marilena, região Noroeste, de abrangência da 14ª Regional de Saúde de Paranavaí.
Dos 399 municípios, 203 tiveram casos confirmados e 344 registraram notificações. As Regionais de Saúde com mais casos confirmados de dengue são Maringá (614), Londrina (605), Paranavaí (401), Paranaguá (245) e Foz do Iguaçu (213).
CHIKUNGUNYA E ZIKA – O mosquito Aedes aegypti também é responsável, além da dengue, pela transmissão de zika e chikungunya. Desde o início deste período não houve confirmação de casos de zika. Foram registradas 26 notificações.
O panorama de chikungunya no Paraná apresenta 275 notificações, 17 casos confirmados da doença e nenhum óbito.
DIA D – A Sesa realiza nesta quarta-feira (22) o Dia D de Combate à Dengue, quando será lançada a nova campanha publicitária estadual: “Paraná Contra a Dengue”. O lançamento será em Londrina, no Noroeste do Estado, e contará com atividades de mobilização e prestação de serviços à comunidade, além de ações reforçando a importância da promoção da saúde do homem em razão do movimento Novembro Azul – 2023.