Ficar pensando no amanhã e no futuro é uma prática de todo ser humano, pois somos seres pensantes e únicos a viver continuamente essa experiência. Planejamos, estabelecemos metas, determinamos o tempo, e até com toda certeza afirmamos: em tal tempo alcançaremos isso, ou vamos adquirir aquilo, ou estaremos em tal lugar. Esses são, sem dúvida, os propósitos de todos nós.
O sábio Salomão já dizia e deixou escrito que há tempo pra todo propósito debaixo do céu, ou seja, tudo tem o seu tempo, e ele apresenta uma lista dos vários acontecimentos a seu tempo, ei-los alguns: há tempo de nascer, tempo de morrer, tempo de plantar, tempo de colher o que plantou, tempo de derrubar, tempo de edificar, tempo de chorar, tempo de rir, tempo de ganhar, tempo de perder, tempo de estar calado, tempo de falar, tempo de amar e ser amado, e por aí vai…
O ser humano poucas vezes tem considerado a frase do cabeçalho acima, há inclusive alguns que são inimigos do tempo ou o ignoram, mas o tempo é pra ser observado e é, sobretudo, precioso.
Há inúmeras frases com respeito ao tempo, umas com expressões positivas e outras negativas, exemplos: “O tempo é inimigo da perfeição” – não ficou perfeito, a culpa é do tempo. “O tempo que constrói é o mesmo que destrói”. Muitas coisas feitas com pressa não dão certo, pois é preciso fazer isso com tempo. Para muitos é comum dizer; não tenho tempo pra nada, como se o tempo fosse culpado de uma vida desorganizada. Deus fez o tempo para o homem pensar, refletir, usá-lo da melhor forma possível, e ele faz parte de sua realização. Esse é o tempo que Deus nos deu, e há de se observar que o tempo está cada vez mais curto, onde a rapidez tem o dominado, isso incluindo a ajuda da tecnologia.
Inúmeras pessoas não conseguem mais ver que tudo tem seu tempo e a sua preciosidade para pensar, refletir, fazer a análise das coisas e de tudo que está ao nosso redor, incluindo os fatos, e os acontecimentos do cotidiano. Vivemos numa sociedade onde as pessoas no geral não dispõe de tempo para investigar, fazer comparações e questionamentos, de maneira minuciosa, buscando respostas concretas, em todos os aspectos. Ver o que é melhor para si, para a família e para a sociedade, não faz mais parte de sua vida. Deixar ser induzida por outros é mais fácil, haverá sempre alguém a explorar o tempo por você. Este é o mundo atual, razão pela qual a indignação de alguns e o desprezo por parte de outros, quando jamais pensam que tudo tem seu tempo. E a pergunta é: O que você espera do próximo tempo?
Roberto Cosme dos Santos é Sociólogo, Bacharel em Teologia com especialização em Psicologia Pastoral, pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil e membro da Academia de Letras do Oeste do Paraná. contatorobertosantos@outlook.com |