Apresentar às lideranças da Cooperativa os atuais e futuros investimentos nas estruturas de recebimento e armazenagem de grãos, avaliação das últimas safras de soja e milho, projeções de mercado e produção e produtividades foram o foco das reuniões dos Comitês Educativos realizadas esta semana nas Unidades de Cafelândia, Formosa do Oeste, Jesuítas e Nova Aurora.
De forma clara e objetiva o superintendente agrícola da Copacol, Rubem Marco de Salles Santos, apresentou os valores investidos nas estruturas pensando em dar comodidade e segurança ao cooperado na hora de plantar e colher, bem como as condições das últimas safras, volumes e projeções para atual e futuras safras de soja e milho. “O cooperado é dono da Cooperativa, por isso ele precisa estar sempre a par do que está acontecendo. Nós tivemos esse momento junto às lideranças para mostrar o quanto já foi investido e o quanto ainda iremos investir, até porque nossa produção tem aumentado a cada ano e por isso temos sempre que pensar e dar ao cooperado segurança para que ele possa colher e armazenar sua produção com segurança e rentabilidade”, explica.
O superintendente apresentou também os volumes colhidos pelos produtores em soja e milho nos últimos anos, os custos de produção, os riscos e oportunidades, e uma previsão de como poderá se comportar o mercado agrícola na próxima safra.
“Aqui nós temos uma troca de ideias, uma atualização das informações de como está a nossa Cooperativa e isso me dá segurança. Cada vez mais vejo que a Copacol está no caminho certo, que já vem sendo percorrido ao longo dos últimos 60 anos. Com essas informações repassadas aqui pela Diretoria a gente tem mais segurança na tomada de decisões na propriedade”, destaca Nilton Schimitt, integrante do Comitê de Nova Aurora.
TRANSPARÊNCIA – Com 60 anos de atuação no cooperativismo brasileiro, a Copacol nasceu da união de várias famílias, sempre presando pela segurança do cooperado e transparência na gestão dos negócios. Os Comitês Educativos foram criados com o propósito de integrar as lideranças para a disseminação das informações a todo o quadro social. “Nas reuniões dos Comitês nós repassamos de forma clara e transparente as informações do que estamos fazendo e o que vamos fazer, sempre pensando na Cooperativa e no nosso cooperado. Neste ano que a Cooperativa completa 60 anos, de uma forma especial, estamos juntos com os cooperados comemorando essa história iniciada pelo padre Luís Luise”, desta o diretor-presidente da Copacol, Valter Pitol.
Integrante do Comitê Educativo de Jesuítas, Darci Mezzari, relata que sempre se baseou nas informações que obtém através dos encontros dos Comitês Educativos. “Nós passamos por desafios, a Cooperativa também tem os seus desafios, mas juntos estamos superando. Com essas informações nós podemos tomar as nossas decisões. Esse contato com a Diretoria nos dá confiança e segurança, e mostra a transparência dos nossos diretores na gestão dos nossos negócios, essa credibilidade de pensar e crescer juntos”, enaltece Mezzari.