Aconteceu na noite de sexta-feira (6), mais um módulo da capacitação que está sendo realizado com as Famílias pretendentes a serem Famílias Acolhedoras no município de Assis Chateaubriand.
Seguindo o cronograma planejado pela equipe, dessa vez o tema abordado foi de muita relevância por se tratar também do serviço de Acolhimento, só que na modalidade Acolhimento institucional.
As profissionais que conduziram a fala são da equipe técnica das casas lares, a Assistente Social, Cristielle Carine Dierings e a Psicóloga Caroline Rellon Simioni que trouxeram um arcabouço de informações e abriram para que as famílias pudessem tirar suas dúvidas e desmistificar muitas informações a respeito do funcionamento das instituições Casas Lares.
Essas instituições antes eram vistas como orfanatos ou depósitos de menores e hoje se transformaram em instituições garantidoras de direitos que trabalham arduamente para que nenhuma criança ou adolescente tenham seus direitos violados, principalmente ao de ter a convivência familiar e comunitária que é quando as duas equipes discutem as possibilidades de haver uma transição da casa lar para uma Família Acolhedora.
Essa transição tem o intuito de proporcionar que as crianças e adolescentes entendam o real sentido do que é uma família saudável e ter uma atenção personalizada e individual.
As equipes dos Serviços de Acolhimento, tanto familiar como institucional, atendem no mesmo endereço e espaço, partilhando sempre do melhor interesse da criança e do adolescente.
A secretaria de Assistência Social e da Mulher e vereadora licenciada, Elizandréia Pardinho, agradece a disponibilidade das servidoras que conduziram a capacitação e ressalta a importância de a comunidade conhecer os serviços de acolhimento oferecidos pelo município.
O serviço de acolhimento familiar está situado em anexo à Secretaria de Assistência Social e da Mulher, na Avenida Cívica s/n, Jardim América. Para mais informações, entre em contato pelos números 35288408 ou 991536532 (WhatsApp).