Enquanto as nações ainda estão perplexas com a guerra entre Rússia e Ucrânia, conflito este que acontece há mais de um ano, sem nenhuma previsão de trégua de ambos os lados, no Oriente Médio, Israel é surpreendido por um ataque terrorista do Hamas, nas proximidades da Faixa de Gaza. O ataque terrorista do Movimento de Resistência Islâmico bem como o revide de Israel deixa, mais uma vez, lideranças políticas em diversos países, em alerta, e a fomentar estratégias para amenizar mais este conflito.
Amigo leitor, saiba que o mundo está em vigilância. Todos em estado de alerta pela confrontação entre as nações, que tem causado tanta violência, e também pelas tragédias naturais, as quais tem devastado cidades inteiras em diversos países com: terremotos, maremotos (tsunami), ciclones, enchentes, quedas de barreiras e queimadas. Até o Brasil foi alvo dessas catástrofes, em alguns estados. Além disso, o crescimento demográfico e os movimentos migratórios têm intensificado os impactos ambientais, agravando os problemas sociais como o aumento da miséria, da pobreza, da escassez de alimentos, e da falta de água.
O aumento da desigualdade de renda está assolando nações no mundo inteiro, mesmo as mais ricas. Mas, não para por aí, podemos ainda incluir a corrupção, o tráfico humano, o tráfico de órgãos humanos, tráfico de drogas, tráfico de armas. A pergunta que fazemos é: “Ante a todos esses acontecimentos em escala mundial, estamos preparados para tais?
É bom lembrar que primeiro veio a Covid 19 – pandemia que atingiu todos os países, sem exceção. Vacinas foram fabricadas às pressas pelos laboratórios e distribuídas em todos os países, sendo em alguns obrigatória a imunização.
A Bíblia diz que no final dos tempos, todos enfrentaríamos tempos difíceis em todas as áreas. Primeira ela fala da corrupção do gênero humano, dificuldade nas relações humanas a começar pela família. Depois ela fala de guerras entre as nações. Fala sobre pestes e epidemias. Fala da fome em vários lugares e a escassez de água. Será que estamos vivendo o tempo do fim? Jesus deixou claro; quando virdes estas coisas acontecerem, estais atentos, pois o fim está próximo.
Apenas para sua reflexão…
Roberto Cosme dos Santos é sociólogo e teólogo com espacialização em Psicologia Pastoral, Pastor da Igreja Presbiteriana Renovada do Brasil.
contatorobertosantos@outlook.com